CONTRA A DENGUE - Vacina 100% nacional começa a ser aplicada em Minas
Projeto-piloto em Nova Lima marca nova etapa no enfrentamento da doença
Minas Gerais iniciou, no último sábado, 17, a imunização contra a dengue com a nova vacina 100% nacional, de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan. A aplicação acontece inicialmente em Nova Lima, que foi escolhida para integrar um estudo-piloto nacional que avalia o impacto da vacinação de mais de 50% da população em um curto intervalo de tempo.
A ação representa uma nova etapa no enfrentamento da dengue no estado e faz parte da estratégia nacional de ampliação da proteção da população contra as arboviroses. O projeto conta com a participação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde (SES-MG)e da Fiocruz Minas.
Nesta primeira fase, estão sendo vacinadas pessoas com idade entre 15 e 59 anos. Não devem receber a vacina gestantes, lactantes, pessoas com imunodeficiência ou em uso de terapias imunossupressoras, além de indivíduos que tiveram dengue nos últimos seis meses. Já pessoas que tiveram febre amarela, zika ou chikungunya devem aguardar pelo menos 30 dias para se vacinar.
A escolha de Nova Lima como cidade-piloto foi definida de forma conjunta pelos órgãos de saúde, com base em critérios técnicos e epidemiológicos. Além do município mineiro, o estudo também está sendo realizado em Maranguape, no Ceará, e em Botucatu, em São Paulo.
Na fase de ampliação da estratégia para outros municípios, as doses deverão ser destinadas prioritariamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS), como agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos que realizam visitas domiciliares. A vacinação será ampliada gradualmente conforme o aumento da produção de doses.



