HOSPITAL - Prefeitura deve assumir Plantão a partir de janeiro

Reunião do Conselho da Casa de Caridade está marcada para quinta-feira, para analisar proposta do Município

HOSPITAL - Prefeitura deve assumir Plantão a partir de janeiro

A reportagem da FOLHA obteve informações de que a Prefeitura fez três propostas à direção do Hospital Manoel Gonçalves, de Itaúna, e que uma delas foi aceita, definindo que o Município assuma o Plantão já a partir de janeiro de 2026. Conforme a FOLHA tem informado, vem se arrastando uma novela em relação à renovação do contrato da Prefeitura com o Hospital. Nos últimos dias, foram feitas as propostas e a direção do Hospital aceitou que o Município assuma o comando do Plantão 24 Horas e que a Casa de Caridade receba um valor de cerca de R$ 700 mil mensais, para a manutenção da Sala Vermelha.

Ainda deverá ser definida a questão do uso de insumos para o funcionamento do Plantão nas dependências do Hospital, como o fornecimento de oxigênio e outros medicamentos. Conforme apurado pela reportagem, a mudança do Plantão de local é difícil de ocorrer rapidamente. Para tanto, deve ser elaborado um projeto, que precisa ser aprovado pela Vigilância Sanitária em nível nacional, além de aprovação em outros órgãos, visto que as dependências devem conter as necessidades técnicas que possibilitem o atendimento médico conforme os regulamentos do setor. Assim, uma mudança deve demandar prazo de cerca de dois anos. Uma possibilidade é de que seja construída uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA em Itaúna, que abrigue o serviço que é prestado pelo Plantão 24H.

Por parte da Prefeitura, conforme apurado pela reportagem, para que o acordo seja assinado, é preciso que seja referendado pelo Conselho Curador e, para tanto, já foi convocada pela provedoria do Hospital a reunião do órgão para a quinta-feira, 4. Assim que for referendado pelo Conselho, o acordo deve ser selado e a Prefeitura terá um prazo de menos de sessenta dias para assumir a gestão do Plantão 24H.