Adolescente é atingido com tiro no olho em ação da PM

Adolescente é atingido com tiro no olho em ação da PM


Uma ocorrência policial registrada no início da noite do dia 10, domingo, tem versões conflitantes. Segundo a PM, foi recebida a informação de que “um veículo, Audi A4, cor prata, havia sido furtado e transitava na área central”. Indo ao local para conferir o que se passava, ainda conforme o relato oficial, “ao tentar realizar a abordagem, o veículo tentou atropelar os militares que estavam desembarcados para evadir, motivo pelo qual se fez necessário uso de disparos de arma de fogo para cessar injusta agressão”. Continua informando a PM que “o veículo evadiu sentido bairro Morro do Sol, momento em que as equipes perderam contato visual, contudo continuaram o rastreamento e localizaram o veículo no estacionamento do Hospital Manoel Gonçalves e localizaram os autores e passageiros do veículo”. 

No Hospital foram identificados dois adolescentes, de 16 e 15 anos, do sexo masculino, e mais duas adolescentes, do sexo feminino, de 17 e 16 anos. Elas estariam no veículo e não têm registro de ocorrências policiais anteriores, ainda conforme o relato. Continua o registro oficial de que “foi apurado que o adolescente de 16 anos conduzia o veículo e que o havia furtado juntamente com o adolescente de 15 anos. Após furtarem o veículo, buscaram as duas passageiras e então foram localizados pelas equipes policiais”. Concluindo o relato, informa que “o adolescente de 16 anos foi apreendido pelos atos infracionais análogos aos crimes de furto e direção perigosa e o veículo foi apreendido e removido ao pátio credenciado”. 

Menor levado para o João XIII, atingido com tiro no olho 

Em um primeiro momento, a PM não relatou o fato de que o menor, de 15 anos, havia sido atingido pelo tiro disparado pelos policiais no início da ação. Porém, com o questionamento por parte da imprensa, foi acrescida a informação relatando a “dinâmica do ocorrido”. Conforme o registro policial, “as equipes depararam com o veículo furtado parado. Uma viatura parou atrás do veículo, onde os policiais desembarcaram e uma outra viatura à frente. Foi dada ordem para que o motorista colocasse as mãos em local (visível) e desembarcasse, não sendo acatada. (O veículo) Iniciou uma manobra de ré, avançando bruscamente em direção aos militares, sendo necessário o uso de arma de fogo. Iniciou assim uma fuga, sentido bairro Morro do Sol; quando, na rua Divinópolis, perderam contato visual com o veículo furtado. O menor foi atendido no Hospital Manoel Gonçalves e se encontrava estável, com um ferimento na cabeça e perna”. 

Versão da família é conflitante 

Conforme a versão apresentada por familiares dos envolvidos, o suspeito de 16 anos pegou o carro no local de trabalho, sem o consentimento do proprietário, para dar uma volta. Que foi ao bairro Morada Nova, onde se encontrou com o primo, de 15 anos. Ainda conforme os familiares, os policiais já chegaram atirando, quando o rapaz de 15 anos foi atingido no olho e na perna. Que, ao ver o rapaz sangrando, o menor, de 16 anos, que estava ao volante, acelerou o carro para socorrer o primo e levá-lo ao Hospital, negando que os rapazes fugiram da abordagem. 

Ainda conforme esta versão, no Hospital uma pessoa que tentou intervir durante a abordagem aos menores teria sido agredida pelos militares. O menor atingido pelos tiros foi transferido para Belo Horizonte, realizando cirurgia para a retirada da bala que atingiu seu olho e deve passar por nova cirurgia, na perna. O caso foi entregue à Polícia Civil, que vai apurar os fatos. 

Menor perde uma vista e tem perna amputada 

A situação do rapaz atingido pelos disparos é mais complicada do que se apresentou inicialmente, segundo algumas informações que chegaram à reportagem nesta semana. Conforme essas informações, o rapaz perdeu uma vista, devido ao tiro que o atingiu no olho. E o disparo que acertou a sua perna ocasionou complicações, após ele ter passado por cirurgia. Devido a isso, ele teve que ter uma das pernas amputadas. Ficando, assim, cego de um olho e sem uma perna.