Zé Faxineiro homenageado neste sábado

Exposição do Memorial será no MMuseu, ao lado da sede do Corpo de Bombeiros de Itaúna

Zé Faxineiro homenageado neste sábado


Neste sábado, dia 16, das 9 às 15 horas o MMuseu estará de portas abertas para a Exposição Memorial Zé Faxineiro. Trata-se de uma das referências desportivas dos itaunenses, de nome José Lopes Filho, conhecido por Zé Faxineiro. Nascido em Pitangui, ele veio para Itaúna aos 14 anos de idade e começou sua trajetória desportiva na cidade como meia-atacante do Juventus de Itaúna, em 1952. 

A partir dali, Zé Faxineiro escreveu uma carreira sempre voltada para o esporte itaunense. Em 1956, por exemplo, foi eleito a revelação do Campeonato de Futebol Amador de Itaúna, jogou em várias equipes, inclusive em outras cidades, como Juiz de Fora, Goiânia e Cuiabá. Mas foi “na beirada” do campo que ele construiu seu maior legado. Após estagiar como treinador de futebol, no Fluminense, do Rio de Janeiro, ele passou a ser referência dos jovens itaunenses.

Treinador de reconhecida capacidade, atuou em várias escolinhas de futebol, sempre na condição de formador do atleta e dos homens itaunenses, pois ele não se limitava aos ensinamentos dentro das quatro linhas, mas sempre ajudando a construir o caráter de seus atletas. Seus últimos trabalhos foram na escolinha da Marvel Veículos. Faleceu em 28 de setembro de 2014, dez dias após ser homenageado na Secretaria de Esportes de Itaúna. Conheça a história desta referência de Itaúna, que viveu até os 78 anos. Neste sábado, das 9 às 15 horas, no MMuseu, que fica na Rua Boa Esperança, 467, Bairro Fazenda da Chácara (ao lado da sede do Corpo de Bombeiros de Itaúna).