TRILHAS DE FUTURO - Selecionados devem se matricular até 29 de outubro

Matrícula deve ser feita presencialmente na instituição de ensino

TRILHAS DE FUTURO - Selecionados devem se matricular até 29 de outubro
Foto: Divulgação SES/MG

Os alunos selecionados para a quinta edição do projeto Trilhas de Futuro têm até o dia 29 de outubro para realizar a sua matrícula. Os candidatos que se inscreveram para uma das mais de 50 mil vagas ofertadas já podem conferir se foram contemplados no endereço do programa: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br, conforme lista divulgada pela Secretaria Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Nesta edição, a alocação dos estudantes abrange 130 municípios e envolve 156 instituições de ensino profissionalizante, que oferecem um total de 78 opções de cursos. Conforme divulgado, a matrícula deve ser confirmada com a documentação necessária presencialmente na instituição de ensino para a qual foram encaminhados. Os estudantes selecionados receberão um comprovante de alocação via e-mail, com as instruções sobre a documentação necessária e demais orientações para a matrícula.Somente após a matrícula, o estudante terá a vaga garantida.

Além dos cursos técnicos gratuitos, o programa oferece uma ajuda de custo de R$ 20,00 por dia para alimentação e transporte. As aulas estão previstas para começar no dia 3 de fevereiro de 2025.

 

Recorde de inscrições

 

Segundo divulgado pela SES, a quinta edição do Trilhas de Futuro registrou mais de 346 mil candidaturas, estabelecendo um novo recorde de inscrições. Um dos destaques foi a significativa participação de estudantes da rede estadual, que buscam mais oportunidades de qualificação profissional. 

Diante da alta demanda, a SES ampliou a oferta inicial de 40 mil para 50 mil vagas em todo o estado.

“Estamos atendendo ao aumento de interesse dos jovens mineiros pelos cursos técnicos gratuitos, resultado da maneira positiva que o Trilhas de Futuro tem sido recebido pela população. O projeto tem um papel primordial em capacitar os estudantes para o mercado de trabalho e contribui para a construção de carreiras promissoras", afirma o vice-governador de Minas Gerais, Mateus.

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra, “a cada edição, o Trilhas de Futuro se consolida como um divisor de águas para milhares de jovens que buscam qualificação técnica. Estamos preparando, cada vez mais, nossos estudantes para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, contribuímos para o desenvolvimento do estado”, afirma.