ROBÓTICA - Festival do SESI em Brasília tem 2 equipes de Itaúna

São 244 equipes de todo o Brasil, com mais de 2 mil estudantes participando. Evento começou na quarta-feira, 15 e se encerra hoje, sábado, 18, no estádio “Mané Garrincha”

ROBÓTICA - Festival do SESI em Brasília tem 2 equipes de Itaúna
Foto: Divulgação/Banco de Imagens SESI


Está acontecendo desde a quarta-feira, 15, em Brasília, o 5º Festival SESI de Robótica, que conta com duas equipes de estudantes itaunenses dentre as 244, distribuídas em 4 categorias. De Itaúna participam a Turbon Race, que está na categoria F1 in Schools, que disputa com outras 44 equipes, todas de escolas Sesi de várias partes do País. A outra é a equipe Uai Sô, que está na categoria FLL (First Lego League Challenge) que conta com mais 99 equipes brasileiras. Ainda são disputadas as categorias FRC (First Robotics Competicion), com 44 equipes e FTC (First Tech Challenge), com 55 eequipes. No total são mais de 2 mil alunos de escolas da rede Sesi/Senai e de escolas públicas e privadas das 27 unidades da Federação.

O evento está sendo realizado na Arena BRB “Mané Garrinha”, em Brasília e é aberto ao público, com expectativa de presença de cerca de 30 mil pessoas nos 4 dias da programação, que se encerra hoje, sábado, às 17 horas, com o anúncio dos vencedores das disputas. Estão envolvidos, além dos alunos, professores e técnicos das escolas, 470 juízes e voluntários e mais de 750 profissionais que atuam na organização. Foram montadas duas pistas para a competição de F1 in Schools, de 530 m2 e uma pista de treino, de 120 m2; 2 arenas de competição de FTC e uma de treino, em 900m2; uma arena de competição FRC de 460m2 e uma arena de treino de 100m²; e arena de competição de FLL com 20 mesas e mais 20 mesas de treino em 800m².

A robótica e o SESI

Conforme a assessoria do SESI, a instituição “começou a implementar o programa de robótica internamente nas suas escolas em 2006 e, em 2012, passou a realizar as competições da organização internacional FIRST no Brasil para competidores da própria rede e de outras instituições de ensino. Já são 11 anos operando a modalidade FLL; e, em 2018, o SESI começou com o FTC. Este ano é a estreia da FRC. Já passaram pelos torneios de robótica organizados pelo SESI mais de 30 mil estudantes e, no decorrer desses anos, os competidores brasileiros conquistaram 101 prêmios internacionais; que deixaram como legado para o país uma nova geração de pesquisadores e engenheiros”.