Previsão de aumento nas vendas no comércio

Previsão de aumento nas vendas no comércio
Foto: Arquivo/FOLHA


Começou o mês de outubro e com ele a expectativa de aumento nas vendas para o Dia das Crianças é reforçada, especialmente para os lojistas do setor. Conforme um levantamento realizado pela Fecomércio MG, com 407 empresas, sendo 37 delas no Centro-Oeste de Minas, o ticket médio (valor a ser gasto) com presentes para as crianças neste ano tem previsão de aumento de cerca de 20%. Em 2022, esse valor foi de R$ 106 e espera-se para este ano valor médio acima de R$ 127. Em relação ao aumento nas vendas, em volume, também existe uma expectativa de melhora, mesmo que pequena, em índices abaixo de 5%.

Para alimentar estas expectativas estão a queda na taxa de juros oficial, o aumento no número de pessoas empregadas e uma consequente melhora no poder de compra das famílias. E, como sempre, a maioria absoluta dos comerciantes entende que as famílias vão fazer as compras dos presentes na semana em que se comemora o Dia das Crianças, portanto na segunda semana do mês, que tem início no domingo, 8 de outubro. 

O Dia das Crianças é feriado nacional, pois coincide com a data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Neste ano o 12 de outubro será em uma quinta-feira, o que vai gerar um “feriadão”, com muitas pessoas emendando de quinta, 12, até o domingo, 15, com quatro dias de folga, como está previsto para os servidores públicos. Com isso, a expectativa de melhora nas vendas do comércio em geral, especialmente de alimentos e bebidas, também é aquecida.