PF cumpre mandados em Minas na 22ª fase da operação
Na manhã da quinta-feira, 30, a Polícia Federal realizou operação para cumprir 22 mandados de busca e apreensão e três de prisão, na 22ª fase da Operação Lesa Pátria. Os alvos desta feita são financiadores e apoiadores da invasão às sedes dos três poderes da República, ocorrida no dia 8 de janeiro de 2023.
Os envolvidos citados nesses mandados podem responder pelos crimes de “abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”. Os mandados foram cumpridos em 17 cidades dos dois estados, sendo que os mandados de prisão tinham alvos residentes em Uberaba-MG.
Nesta fase da operação, além da busca e apreensão de documentos e objetos, também foi determinado o bloqueio de bens dos alvos, em valor de até R$ 40 milhões, conforme divulgação na imprensa nacional. Fontes apontam que a operação deve continuar até que todos os envolvidos sejam identificados e punidos, tendo participado diretamente nas invasões, ou como financiadores e/ou incentivadores do ato.