OUTRA DENÚNCIA DO MP - Prefeito já responde por contratação de servidores

Ação proposta pelo MP e também aceita pela Justiça avalia contratação/manutenção de servidores “em troca de votos na presidência da Câmara”

OUTRA DENÚNCIA DO MP - Prefeito já responde por contratação de servidores


Um outro caso que está tramitando na Justiça é o processo que teve a aceitação confirmada em acórdão da 7ª Câmara Criminal do TJMG, publicado no dia 11 de dezembro de 2023. Nele os desembargadores votam pela aceitação da denúncia feita pelo MP – Ministério Público, colocando como réus o prefeito Neider Moreira e mais dois secretários à época dos fatos. Um deles é o irmão do prefeito Silmar Moreira de Faria e o então chefe do Gabinete, Valter Gonçalves do Amaral, atual secretário de Finanças. 

Na inicial da ação, o prefeito e os secretários são acusados de oferecer a vereadores a contratação ou manutenção de servidores em cargos de confiança na Prefeitura em troca de votos favoráveis ao candidato que o prefeito apoiava na eleição da Câmara para o biênio 2029/2020. Na ocasião, o prefeito apoiava o nome de Hudson Bernardes, que chegou, inclusive, a ser eleito e teve este pleito anulado. Conforme a denúncia, Neider reuniu vereadores em uma churrascaria, nas margens da MG-050, para negociar com eles os votos favoráveis a seu apadrinhado. 

No acórdão citado, a 7ª Câmara Criminal do TJMG aceitou a denúncia e o processamento do prefeito foi iniciado, abrindo-se prazos para os posicionamentos das partes. Portanto a questão de acusações sobre irregularidades na contratação de servidores na Prefeitura não é nova na administração de Neider Moreira em Itaúna.