OPORTUNIDADE E INOVAÇÃO - Feira da Indústria de Itaúna é nos dias 25 e 26 próximos

OPORTUNIDADE E INOVAÇÃO - Feira da Indústria de Itaúna  é nos dias 25 e 26 próximos
Foto: Divulgação SEBRAE MG

Tudo pronto para o principal evento da economia itaunense neste ano de 2025. A Feira da Indústria de Itaúna e Região 2025, acontece nas próximas quinta-feira e sexta-feira, dias 25 e 26, respectivamente, nas dependências do SENAI de Itaúna. Conforme a divulgação do evento, a Feira é voltada para a inovação, empregabilidade e geração de negócios. A proposta é reunir micro e pequenas empresas, grandes indústrias, fornecedores, estudantes e a comunidade em geral. Para participar é preciso se inscrever no aplicativo Sympla. A inscrição é gratuita, porém para participar do evento é necessário fazer a inscrição.

A iniciativa é do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Itaúna (SINDMEI) e da FIEMG Regional Centro-Oeste, em parceria com o SENAI e com apoio do Sebrae Minas, que atua como parceiro estratégico no fortalecimento dos pequenos negócios. São parceiros da Feira, a Prefeitura de Itaúna, SESI Vida, SESI, SENAI, PMMG, Aconita, TG 04009, ACE Itaúna, CDL Itaúna, Sindicomércio Itaúna e Universidade de Itaúna.

A programação da Feira da Indústria de Itaúna inclui palestras, workshops, rodadas de negócios, espaço para entrevistas de emprego e coleta de currículos, além de uma Jornada do Conhecimento, que trará experiências interativas voltadas à Indústria 4.0, robótica e inovação tecnológica.

Os participantes e a vocação empreendedora 

Com foco no desenvolvimento econômico regional, a feira terá mais de 70% dos expositores formados por micro e pequenas empresas, reforçando a vocação empreendedora da região e abrindo espaço para conexões comerciais. Também estão previstas ações de sustentabilidade, valorização cultural e gastronômica local, além de iniciativas inclusivas para conectar pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.

Para o analista do Sebrae Minas, Frederico Santos, a feira é um marco para o setor produtivo do Centro-Oeste mineiro. “Esse evento consolida Itaúna como um polo industrial em ascensão, capaz de conectar pequenas e grandes empresas em um ecossistema de oportunidades. O Sebrae Minas tem orgulho de ser parceiro nessa construção, que fortalece o empreendedorismo e abre caminhos para novos negócios”, afirma.

Programação

No dia 25, quinta-feira, a programação contará com palestras, painéis e oficinas. Entre os destaques estão a palestra “Tecnologias 4.0”, conduzida por Maikon Lorran Santos, e a palestra magna “Cenários Econômicos: Desafios e Oportunidades em um mundo em transformação”, com João Gabriel Pio. Também haverá o painel “Gestão de Pessoas”, mediado por Marciliano Coelho e com participação de representantes das empresas Alfa Engenharia, Belgo Arames e Ferguminas.

O público poderá ainda participar de oficinas e atendimentos em diferentes espaços: na Sala 1, a Apae promoverá atividades voltadas para empregabilidade e inclusão; na Sala 2, o mediador Erickson Albuquerque apresentará a oficina “Virada de jogo – Como utilizar o LinkedIn para potencializar sua carreira profissional e ser encontrado para boas oportunidades de emprego!”; e na Sala 3, a FIEMG oferecerá atendimentos com soluções para os negócios da região.

A programação segue intensa ao longo do segundo dia de evento, 26, sexta-feira, com o painel “Cases Maratona da Indústria”, mediado por Diogo Lisboa e com a participação de representantes das empresas Engetti e Exting do Brasil. Em paralelo, serão realizadas ações simultâneas: no Auditório, a APAC apresentará sua experiência na construção de uma sociedade mais humana e segura, além da palestra “Novas estratégias para aumentar a atratividade e elevar a retenção de pessoas na indústria”, ministrada pelo professor Cleiton Rodrigues.

Já nas salas temáticas, o público poderá conferir a divulgação do trabalho da Apac (Sala 1), participar da oficina “Marketing Pessoal: Valorize sua Marca”, mediada por Giovani Nunes (Sala 2), e acessar as soluções para negócios com atendimentos da FIEMG (Sala 3). A agenda inclui ainda o painel “Tarifaço de Trump: Choques externos e estratégia na exportação e importação”, mediado por Felipe Ramon com integrantes das empresas Intercast e World Brocker, além da palestra magna “O Profissional de Valor na Indústria”, conduzida por Moisés Henriques, da Papo CNC Academy. Lembrando que a Feira acontece das 14h às 20h, dias 25 e 26 de setembro, no SENAI Itaúna, que fica na Rua Lília Antunes, 99, Bairro Nogueira Machado. (Com informações da Ascom do SEBRAE-MG – Regional Centro-Oeste/ Thiago Carvalho)