Ônibus é atingido por trem na travessia da Silva Jardim
Mais um acidente na travessia da linha férrea foi registrado em Itaúna. Um ônibus da Viasul, que fazia a linha da Jadir Marinho/Via Rodoviária, foi colhido quando atravessou a passagem da via férrea no momento em que uma locomotiva se aproximava. O fato foi registrado na noite do sábado, dia primeiro de julho. Conforme curiosos presentes ao local, “o motorista do ônibus achou que dava para passar”.
A VLI, concessionária que administra a linha férrea, informou em nota que o motorista decidiu passar pelo local, mesmo após o pedido da “equipe de segurança operacional” para que ele parasse para a passagem da composição férrea. Três pessoas, passageiras do ônibus, foram atendidas por socorristas do SAMU e do Corpo de Bombeiros, com ferimentos leves. Com a colisão, que cortou a lataria e danificou boa parte da traseira do ônibus, um VW Virtus, prata, conduzido por um homem, de 36 anos, que aguardava a passagem do trem, também foi atingido. O motorista nada sofreu.
O maquinista da locomotiva, de 55 anos, afirmou que acionou os sinais sonoros e luminosos como de costume, e que não teve como evitar a colisão. O motorista do ônibus, de 36 anos, sem ferimentos, não teve a sua versão informada pela polícia que esteve no local para registrar o acidente. Os veículos foram liberados em seguida, por estarem com suas documentações em dia. Os passageiros, dois homens (de 64 e 18 anos) e uma mulher (de 16 anos), também foram liberados após atendidos pelos socorristas e encaminhados ao Hospital, conforme relato do Samu.
Nota da VLI
A assessoria da VLI, empresa que é a controladora da linha férrea emitiu nota sobre o acidente:
“A VLI, esclarece que registrou uma ocorrência ferroviária na passagem em nível (na rua) Silva Jardim, localizada em Itaúna, no Centro-Oeste Mineiro, às 19h30 deste sábado (1º). O motorista de um ônibus tentou cruzar a linha férrea no momento da passagem de um trem, mesmo com o pedido de parada feito pela equipe da segurança operacional da empresa no local, que também é devidamente sinalizado”. Diz ainda a nota, após relatar informações sobre a ocorrência, que “a VLI orienta motoristas e pedestres a sempre respeitar a sinalização”.
Informações de cidadãos à reportagem
Conforme informações de leitores da FOLHA, enviadas à reportagem, tinha mais passageiros no ônibus, além das três pessoas que foram atendidas pelos socorristas. Inclusive, ainda conforme essas informações, um homem caiu e no momento do atendimento, não registrou qualquer problema. Mais tarde ele sentiu dores no peito e teve de fazer exames, inclusive um raio-x, para detectar se não havia alguma fratura.
Outra informação, também não confirmada, é de que o motorista estava em teste, pois atua como manobrista, na garagem da empresa. Ainda conforme essas pessoas, logo após o acidente, o motorista se apressou em sair do ônibus, sem socorrer os acidentados.