MEIO AMBIENTE - Grupo Permanente debate resposta a ofício do MP

O Grupo Permanente de Educação Ambiental do Município, com participação da Prefeitura, através das secretarias e do SAAE, enquanto autarquia responsável pela gestão do saneamento municipal, se reuniu no início do mês, na Sala de Treinamentos do SAAE. No encontro foi produzido o relatório final de atendimento a parte do Despacho ID MPe 292248, do Ministério Público de Itaúna. Também foram apresentadas as informações sobre o projeto pedagógico a ser desenvolvido nas escolas municipais, de forma integrada, a partir do segundo semestre deste ano. Conforme Danielle Souza, da Secretaria Municipal de Educação, o projeto terá três eixos fundamentais: I – Flora nativa e dia da árvore; II – Rio São João e nascentes; e, III – Mudanças climáticas e resíduos sólidos.
O projeto será levado às diretorias das escolas municipais para adesão, sendo convidada cada escola, para que realize pelo menos uma ação em cada etapa. Foram apresentadas sugestões de atividades, incluindo ações de plantio no Dia da Árvore, bem como evento de culminância do Projeto, com feira expositiva, exposição de fotos etc. O conceito do projeto foi aprovado unanimemente e tanto o SAAE quanto a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente se dispuseram no fornecimento de informações para desenvolver os conteúdos com as escolas.
A gerente superior de Resíduos do SAAE, Lenice Guimarães, informou que a autarquia participará do Projeto “Nossa Cidade, Nossa Responsabilidade”, apadrinhando as escolas municipais “Dr. Lincoln” e “Celuta das Neves” para o desfile do Sete de Setembro. Ana Caroline, da SEMED, informou que a secretaria municipal de Urbanismo e Meio Ambiente apadrinhará as creches e o tema desenvolvido será meio ambiente. Ficou agendado novo encontro dos membros do Grupo Permanente de Educação Ambiental para o dia 3 de setembro próximo, uma quarta-feira, às 9h, no SAAE.