Itaúna participa do XI Congresso Brasileiro de Guardas Municipais

Várias tecnologias de segurança foram apresentadas no encontro e estão sendo avaliadas pela equipe itaunense

Itaúna participa do XI Congresso Brasileiro de Guardas Municipais
Foto: Divulgação/PMI

Uma equipe da Prefeitura compareceu ao XI Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, realizado nos dias 25 e 26 de junho, em Vinhedo, cidade do interior paulista. A comitiva itaunense foi composta pelo secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Barboza de Oliveira, e pelos gerentes da área, Jusson Bittencourt e Renan Quirino.

Durante o congresso, foram oferecidas palestras, painéis e visitas técnicas voltadas à apresentação de soluções tecnológicas para a segurança pública municipal. “Foram avaliados rádios comunicadores, sistemas de monitoramento, armamentos não letais, viaturas, motos e quadriciclos – todos com potencial de aplicação em Itaúna”. Também foram realizados contatos com empresas, especialistas e autoridades de diversas regiões, além da observação de práticas bem-sucedidas em outras cidades no uso de tecnologia na segurança urbana.

A agenda incluiu, ainda, visita à sede da Guarda Civil Municipal de Vinhedo e ao Centro de Operações Integradas (COI), referência em monitoramento e gestão integrada. O sistema, que articula segurança, trânsito e defesa civil, servirá de modelo para o futuro Centro de Monitoramento de Itaúna.

Destaques da visita:

Conforme os participantes, os pontos que se destacaram no encontro foram a “estrutura da GCM de Vinhedo; monitoramento em tempo real com câmeras inteligentes; integração entre segurança, trânsito e defesa civil; intercâmbio de práticas operacionais; referência para o Programa Smart Ita.

Smart Ita: tecnologia aplicada à segurança pública

Durante o congresso, a comitiva conheceu ferramentas como videomonitoramento inteligente, leitura automática de placas (OCR), rádios digitais e plataformas de análise em tempo real. Essas soluções estão sendo avaliadas para o Programa Smart Ita, que prevê a criação de um sistema integrado de segurança, com foco na prevenção, organização do trânsito e apoio à defesa civil.

O secretário de Segurança de Itaúna também visitou estandes de empresas de mobilidade urbana e fiscalização viária, analisando opções de viaturas para a frota da Gerência de Trânsito.

Integração institucional

A visita técnica foi encerrada com um encontro com o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco. Na ocasião, foram discutidas as estratégias de modernização da segurança pública local, que incluem investimentos em tecnologia, capacitação, equipamentos e integração entre órgãos.

A experiência de Vinhedo será referência para a implantação definitiva da Guarda Municipal de Itaúna, alinhada à Constituição e voltada à ordem pública, proteção comunitária e cooperação com outras forças de segurança.