ENEM - Estudantes da rede pública terão pré-inscrição automática
Inscrições para exame estão abertas até o dia 7 de junho

Nesta edição, o exame conta com uma novidade: alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas terão uma pré-inscrição já feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conforme divulgado pelo Ministério da Educação, o objetivo da medida é estimular a participação dos alunos do 3º ano e facilitar o processo de inscrição.
O estudante deve acessar a Página do estudante para confirmar sua inscrição e fazer a opção pela prova de línguas: inglês ou espanhol. Além da pré-inscrição, os matriculados no 3° ano do ensino médio em escolas públicas já têm garantida a isenção da taxa de inscrição no exame nacional.
Uma outra novidade é que participantes com 18 anos completos até a data da primeira aplicação da prova poderão obter a certificação do ensino médio através dos resultados do exame. O estudante deve indicar, no momento da inscrição, a intenção de obter a certificação do ensino médio.
Para isso, é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. A lista das instituições certificadoras será divulgada em portaria específica do Inep. O retorno da certificação pelo Enem não exclui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continua sendo aplicado e possibilitando a certificação de conclusão do ensino médio.
Até 2016, o Enem podia também ser usado para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Em 2017, o MEC decidiu que o exame serviria apenas como prova de seleção para o ensino superior. Na época, as mudanças dividiram opiniões.
Preparação para a prova
Em Minas Gerais, cerca de 195 mil estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual estão aptos a se inscrever na edição deste ano do Enem. Além disso, 444 mil estudantes do 1º e 2º anos também podem participar como treineiros, como forma de preparação, sem que o resultado seja válido para acesso ao ensino superior.
Os estudantes podem se preparar para a prova através da plataforma Enem MG. A ferramenta reúne conteúdos alinhados à Matriz de Referência do Enem e oferece videoaulas, simulados, correção de redações e planos de estudo personalizados.