Itaúna é a 102ª mais endividada dentre 418 cidades analisadas

Na soma dos itens que avaliam esse pilar no Ranking de Competitividade dos Municípios, ficamos com a nota mediana de 33,53 pontos em 100 possíveis

Itaúna é a 102ª mais endividada dentre 418 cidades analisadas
Foto: Reprodução/Rankingdecompetividade.org.br

Itaúna é a 102ª cidade mais endividada do País, dentre as 418 avaliadas pelo Ranking de Competitividade dos Municípios de 2025, dados do site Rankingdecompetitividade.org.br/municípios. O levantamento analisa os dados das cidades com população acima de 80 mil habitantes. Os números referentes aos municípios foram destacados pelo portal de notícias Brasil61, nesta semana.

Por duas posições apenas, Itaúna não figura dentre os 100 municípios mais endividados do País, conforme o estudo divulgado pelo Centro de Liderança Pública - CLP. O estudo demonstrou ainda que, dos 100 municípios mais endividados, 51 são da região Sudeste e 22 são do Sul do País. O Centro-Oeste entra com 14 municípios, e o Norte, com 7. O Nordeste completa o total, com os 6 municípios restantes dos 100 primeiros.

Essa situação aponta que Itaúna subiu 57 posições entre o total analisado no Brasil em relação ao ranking anterior, e 34 posições no recorte que resume o Sudeste brasileiro. Já quando a comparação é feita em relação a Minas Gerais, o aumento foi de 9 posições. Endividamento que representa os números encontrados pelas administrações no primeiro ano do atual mandato.

Sustentabilidade fiscal “mediana”

Analisando os quatro pilares que formam o item “Sustentabilidade Fiscal” do estudo da CLP, Itaúna ficou na 172ª posição dentre os 418 municípios avaliados, com nota de 38,36 pontos em 100 possíveis.  Pontuação considerada “mediana” pela avaliação da CLP. Pilar por pilar, a situação encontrada pela atual administração de Itaúna, para o primeiro ano de mandato, é a seguinte: 

- Dependência Fiscal: 149ª posição no País e 10ª posição em Minas Gerais, nota 45,8 pontos;

- Despesa com Pessoal: 165ª posição no País e 22ª em Minas Gerais, nota de 44,51 pontos;

- Endividamento: 102 posição no País e 21ª em Minas Gerais, nota de 33,53 pontos;

- Taxa de Investimento: 248ª posição no País e 33ª em Minas Gerais, nota de 20,03 pontos.

Assim, Itaúna conquistou notas medianas em todos os quatro pilares, com a “Taxa de Investimento” apresentando a pior nota, seguida do pilar “Endividamento”. Portanto Itaúna precisa melhorar bastante na questão da “Sustentabilidade Fiscal”, para melhorar no Ranking de Competitividade dos Municípios. Especialmente em relação às necessidades de “Investimento” e de redução no “Endividamento”.