Itaúna consta de relação provisória da ANM
Município deve receber CFEM pela existência de estruturas relativas ao minério de ferro, água mineral, areia, argila e gnaisse

A Agência Nacional de Mineração - ANM divulgou a lista de municípios que deverão receber a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais - CFEM pelo fato de serem afetados pela indústria da mineração. São remunerados os municípios que contam com estruturas como linha férrea utilizada no transporte de minério, por exemplo, ou aqueles em que atuem empresas de exploração de algum recurso, como água mineral, areia, argila ou gnaisse, áreas em que Itaúna é incluída.
Os municípios que não concordarem com os índices provisórios divulgados ainda poderão recorrer do resultado, até o dia 2 de outubro, próxima quinta-feira.
A reportagem apurou que Itaúna está incluída no relatório divulgado pela existência de estruturas de exploração de extração de água mineral, com o índice de 0,4662%; de areia, com o índice de 0,1600%; de argila, com índice de 0,3624%; de gnaisse, com índice de 0,4382%; e de minério, com índice de 0,6538%. Também está incluída no setor de ferrovia, já que o município é cortado pela linha férrea da VL!, que atua no transporte do minério de ferro, e para esta área o índice de Itaúna é de 0,00209%.
Conforme um profissional da área contábil afirmou à reportagem, com pedido para que não fosse identificado, o Município deveria mandar realizar um estudo mais aprofundado sobre os índices divulgados. “Talvez não para este ano, porque demanda tempo, mas temos notícias todos os dias de problemas em relação aos repasses que são feitos aos municípios e que nem sempre representam a realidade da situação apontada. Assim, seria interessante aprofundar na análise destes índices para saber se o município está recebendo realmente o que deveria. Temos visto que os índices são divulgados e os municípios simplesmente aceitam os dados. Todos sabemos do impacto causado ao município, pela indústria da mineração em municípios vizinhos e até mesmo pela extração mineral de outros produtos que não só o minério de ferro”, disse.
Ainda segundo o profissional, é interessante que seja iniciado um movimento para que municípios como Itaúna, que arcam com uma grande estrutura, seja em saúde, educação, lazer, esporte, pelo impacto da indústria da mineração, sejam mais bem remunerados.
A reportagem foi produzida a partir de dados publicados pela agência de notícias Brasil61.