CDL e ACE apostam em aumento nas vendas no Natal

Expectativas são otimistas com grande movimentação no comércio a partir das ações das entidades

CDL e ACE apostam em aumento nas vendas no Natal
Desde a última quinta-feira, dia 30, as tradicionais barraquinhas da feirinha de artesanato, que acontece aos sábados, na Praça da Matriz, estão funcionando durante todos os dias, a partir das 17 horas


No estado, pesquisa da Fecomércio-MG divulgada recentemente aponta que 40% dos empresários esperam a melhora nas vendas neste ano, e 17,2% afirmaram que a expectativa é de que os negócios estejam no mesmo patamar do ano passado. Já 20% disseram que a expectativa é de que as vendas piorem. Ainda conforme a pesquisa, 68,1% dos entrevistados informaram que a movimentação no comércio deve aumentar a partir da segunda quinzena do mês de dezembro, com o ápice se dando nos dias da véspera do Natal. Já sobre o impacto que o período natalino exerce nos seus negócios, 77% afirmaram sentir esse movimento. 

As formas de pagamento esperadas começam com o cartão de crédito parcelado, que será o principal meio de pagamento, para 38,6% dos comerciantes entrevistados. No cartão de crédito com pagamento à vista, apostam 23,2% dos entrevistados. Em seguida vem o pagamento por meio do Pix, para 13,6%. O cartão de débito será usado conforme 11,7%. Com índices abaixo de 10%, o que demonstra uma tendência da economia, estão o crediário por meio de carnê, em que apostam 5,1% dos entrevistados; pagamento em dinheiro para 3,9%; e até o cheque pré-datado, que foi apontado por 0,3%. Outros 3,6% dos entrevistados não responderam ou não souberam definir em que meio de pagamento acreditavam ser o mais usado nas compras natalinas. 

Ainda conforme a pesquisa, os produtos que serão mais procurados nas compras em lojas físicas serão os produtos alimentícios (carnes, panetones, vinhos, cervejas etc.), seguidos de roupas e móveis. Já para o comércio on-line, a aposta é que as vendas serão maiores para as roupas. Em seguida vêm os produtos alimentícios, depois móveis e, ainda, calçados. 

CDL e ACE de Itaúna reforçam aposta 

A CDL e a ACE de Itaúna, em resposta a questionamento da reportagem da FOLHA, reforçam o otimismo, apostando na tendência de que ocorrerá aumento nos negócios realizados no comércio itaunense neste período natalino. Os motivos são vários para que as entidades caminhem neste sentido. Na quinta-feira, 30, por exemplo, foi o prazo que as empresas tinham para pagar a primeira parcela do 13º salário. Com isso, um recurso extra entra no mercado. Outra informação que pode colaborar na melhora do movimento do comércio é o aumento do número de pessoas trabalhando. Assim como no País foi registrada a queda no  desemprego, voltando a índices de 2014, segundo dados do novo Caged, em 2023 Itaúna já teve, até outubro, aumento de 1.767 novas vagas de empregos com carteira assinada. Isso representa quase 10% do estoque de empregos formais dos itaunenses. 

Além disso tem as ações que as entidades estão promovendo. Conforme a assessoria da CDL destacou à reportagem, “a tendência para Itaúna é de grande movimento, tendo em vista as ações comerciais que serão promovidas como o sorteio de prêmios e as atividades previstas para criar a experiência de compra dos consumidores, com toda a ambiência da decoração natalina promovida pelas entidades em parceria com o poder público”, afirmou o assessor de comunicação da CDL, Wesley. Ele completou que “a CDL Itaúna e a ACE Itaúna trabalham com a campanha “Natal da Inspiração”, em que sorteará o Fusca do Papai Noel - trabalhando o conceito emotivo familiar, vinculando a história do Fusca com a tradição do Natal. Além do Fusca, a campanha terá como prêmios instantâneos 40 vale-compras de R$500, 5 vale-compras de R$ 1 mil e 2000 panetones. Ao ser premiado, o consumidor poderá retirar o prêmio na sede da entidade, no Edifício CDE - Rua Capitão Vicente, 129, Centro - Itaúna-MG”. 

Outro fator a ser destacado é que, fazendo as compras de Natal em Itaúna, acontece o investimento no município, com geração de emprego e renda e investimento nos serviços da cidade. Comprar em Itaúna, destaca a entidade, é mais que adquirir um produto, é investir no desenvolvimento do município, criando um ciclo de desenvolvimento em que todos só tem a ganhar.