Igreja prepara programação e cerimônias para a Semana Santa

Eventos religiosos começam no Domingo de Ramos, 24 de março, e se estendem até o Domingo de Páscoa, 31

Igreja prepara programação e cerimônias para a Semana Santa
Foto: Adilson Nogueira/Reprodução


Estamos iniciando a última semana da Quaresma, para darmos início aos tempos da Semana Santa, que começa com o Domingo de Ramos, se estende por toda a semana, com o ponto alto na Sexta-Feira da Paixão, 29, e é encerrada com a alegria da Páscoa, no domingo, 31. Para os católicos mais fervorosos, o tempo e de silêncio, de jejum, de preparação para reviver os momentos tristes do julgamento, condenação, crucificação e ressurreição de Cristo, como desfecho do período.

Tempos de reflexão. Jesus Cristo entra em Jerusalém, montado em um jumento, aclamado pelos seguidores que o recebem com ramos de palmeiras e oliveiras, marcando-lhe o caminho. Mas, alguns dias depois, após ser julgado e condenado pelos anciãos, líderes religiosos que compunham o sinédrio – um tipo de Suprema Corte, formada pelos anciãos da classe dominante à época – foi colocado para o povo escolher quem deveria ser solto e quem seria punido: Barrabás ou Jesus Cristo. A massa escolheu soltar Barrabás e crucificar Jesus Cristo.

Com isso, Cristo foi humilhado, espancado, crucificado. Mas “ressuscitou e subiu aos céus, onde está sentado à direita de Deus Pai”, como diz a oração. É esse acontecimento, que se repete há mais de dois mil anos, na memória dos cristãos de todo o mundo, que será revivido a partir do domingo, dia 24. E as paróquias já estão divulgando a programação dos eventos marcados para os dias da Semana Santa, que tem o feriado nacional na Sexta-Feira da Paixão, dia 29.