Eugênio (ainda) no páreo!

O ex-prefeito confirmou que é pré-candidato e que trabalha em várias frentes para garantir direito de disputar eleições em 2024

Eugênio (ainda) no páreo!
Foto: Arquivo/FOLHA


O ex-prefeito de Itaúna por dois mandatos Eugênio Pinto falou à reportagem da FOLHA nesta semana e confirmou que trabalha a sua candidatura em 2024 e que está, sim, no páreo, com muitas chances de garantir o seu direito de disputar as eleições do próximo ano. A fala do político rebate algumas afirmações de que ele estaria impossibilitado de disputar as eleições devido ao Senado não ter aprovado a minirreforma, que já foi aprovada pela Câmara, até o dia 5, prazo que garantiria as mudanças já para o próximo pleito.

Conforme adiantou Eugênio, as mudanças que o beneficiariam não interferem nas regras eleitorais e, portanto, não estariam atreladas ao princípio da anterioridade, que garante a necessidade de aprovação com um ano de antecedência às eleições. No caso de se alterar o início da contagem da inelegibilidade, é um dos fatores que pode dar direito a Eugênio de se candidatar. E esta mudança, caso ocorra, até mesmo antes da posse, no caso positivo de eleição, garantiria o direito ao político, segundo avaliações de especialistas na questão. 

Porém Eugênio lembrou que uma lei aprovada em 2021 já promoveu a anistia para políticos que ficaram inelegíveis nas mesmas condições em que ocorreu a sua condenação. Mas essa lei, de número 14.230, não retroagiu. Mas há medidas buscando a ampliação do alcance da lei, baseadas, inclusive, no princípio de que “todos são iguais perante a lei”. Com esta argumentação, juristas questionam o porquê de alguns receberem o benefício e outros, não. 

Eugênio Pinto afirmou ainda que, além de uma frente em que seus advogados trabalham neste ano, existem duas outras a serem trabalhadas no próximo ano, o que lhe dão muito ânimo de permanecer na proposta com a sua pré-candidatura. Atualmente o político está filiado ao DC – Democracia Cristã, mas garantiu à FOLHA que vai mudar de sigla, indo para o MDB – Movimento Democrático Brasileiro, partido que tem o vereador Alexandre Campos na liderança em Itaúna, atualmente. 

Esta mudança de sigla de Eugênio é um indicativo de que ele está bastante confiante na possibilidade de ser candidato a prefeito de Itaúna em 2024, já que o DC tem a pré-candidatura do Sandrinho. Mudando para o MDB, além de não apresentar divisão com o seu amigo Sandrinho, Eugênio ainda abre chances de composição com aquele partido no próximo pleito, caso sua candidatura seja confirmada. O momento é de articulação, e Eugênio Pinto está firme e forte nestas ações, garante ele.