Desburocratizar aprovação de projetos é tema de audiência pública

Profissionais declaram insatisfação com tratamento recebido na Prefeitura de Itaúna

Desburocratizar  aprovação de projetos é tema de audiência pública
Foto: Reprodução/Youtube/CMI


Na terça-feira, 10, mais uma audiência pública foi realizada na Câmara de Itaúna, desta feita para debater a “desburocratização na aprovação de projetos da construção civil”. Para falar sobre as iniciativas de Divinópolis nesse sentido, foi convidado o arquiteto e secretário Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam), Marco Túlio Silva Santos. Ainda na Mesa de coordenação dos trabalhos, os vereadores Antônio de Miranda, Kaio Guimarães e Ener Batista. 

Vários profissionais do setor compareceram ao encontro e, como afirmou Antônio de Miranda, “muitos outros profissionais não vieram por medo de complicar a situação lá na Secretaria de Regulação Urbana para eles”. Dentre as várias manifestações de profissionais, todas criticando o setor da Prefeitura, uma chamou atenção: “A gente é tratado lá como bandido. Parece que estamos fazendo algo de errado e pedindo favor para eles”, disse um profissional, durante a audiência.

Na fala do secretário de Divinópolis, Marco Túlio, ele apresentou o cotidiano da aprovação de projetos naquela cidade, que é bastante similar ao que ocorre em Belo Horizonte. Em Itaúna, sobraram críticas dos presentes. E nos bastidores, comentários de que muitos não foram ao evento “para não complicar a relação, que já é difícil, com a Prefeitura”. Traduzindo, na fala de um profissional do setor, que pediu para não ser identificado: “Os ocupantes de cargos de chefia impõem suas práticas pela pressão, enquanto os profissionais e empresários aceitam calados, para não complicar seus interesses”.