Combate a gripe - Governo antecipa campanha contra Influenza

Imunização começa na segunda-feira, dia 3 de abril, e vai até o dia 31 de maio

Combate a gripe - Governo antecipa  campanha contra Influenza
Foto: Imprensa MG/Fábio Marchetto


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou comunicado na quinta-feira, 30, que neste ano vai antecipar a campanha de vacinação contra a Influenza. As pessoas dentro dos grupos prioritários já poderão receber a vacina a partir da segunda-feira, 3 de abril, e a campanha de imunização vai se estender até o dia 31 de maio. Conforme a divulgação, a meta é vacinar 8.519.957 pessoas em Minas Gerais.

A antecipação é de cerca de sete dias em relação à campanha nacional, que tem início previsto para o dia 10 de abril, na semana seguinte. Conforme a SES divulgou, “o vírus Influenza é causador de infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão, e pode levar à morte. Em 2022 em Minas Gerais, 132 pessoas vieram a óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por influenza. Este ano, já são duas mortes”.

O fato de a geração de anticorpos protetores contra o vírus surgirem a partir de 2 a 3 semanas após a imunização levou a secretaria a propor a antecipação, tendo em vista que a “vacinação do público elegível será importante para reduzir possíveis complicações decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza”. Minas Gerais já recebeu 1.420.000 doses da vacina que estão disponíveis nos 853 municípios do estado. A meta de cobertura vacinal é de 90% do público-alvo.

Os grupos prioritários para a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, conforme a SES-MG são:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

- Trabalhador da saúde (todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade);

- Gestantes e puérperas;

- Professores do ensino básico e superior;

- Povos indígenas;

- Idosos com 60 anos ou mais de idade;

- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

- Trabalhadores portuários;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A vacina contra Influenza é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de hipersensibilidade grave a doses anteriores, alerta a SES-MG. E convoca as pessoas dentro dos grupos prioritários a comparecerem aos postos de saúde já a partir de segunda-feira, pois quanto mais cedo for feita a imunização, mais cedo se formam os anticorpos contra a doença.