Fiéis se preparam para o início da Semana Santa
Igreja divulga programação na Matriz de Sant’Ana, que começa com o Domingo de Ramos e vai até o Domingo de Páscoa
Os católicos em todo o mundo vivem nos próximos dias, a partir deste domingo, uma semana inteira dedicada a reconstruir os passos de Jesus Cristo em sua última semana de vida na terra, quando chega a Jerusalém e é recebido pelos fieis; quando vai ao templo e expulsa de lá os chamados mercadores da fé; quando é contestado pelas autoridades da época que se irritam com a posição de Jesus Cristo de se apresentar como autoridade espiritual; quando encontra com sua mãe; quando faz a ceia com os apóstolos e dá início ao Tríduo Pascal; é traído e preso, julgado, e condenado pela multidão à crucificação, é morto e sepultado; quando os fieis meditam sobre o que havia acontecido; e se encerra o ciclo com a ressurreição de Cristo.
São momentos que vem sendo revividos ao longo dos séculos, em cerimônias religiosas, e que devem ser meditados pelos fiéis. Assim a coordenação da igreja promove a programação da semana de forma a refletir sobre cada momento da última semana de vida de Cristo, para que a população católica possa expiar suas culpas, rever seus atos e ações e buscar uma vida mais próxima do que a religiosidade apregoa. Nesta semana, o Tríduo Pascal, começado na Sexta-Feira Santa e que se estende até o Domingo de Páscoa, da Ressurreição, é o momento mais importante da Semana Santa. Porém todos os passos são, também, importantes. Vivencie, pois, a Semana Santa, se programando e participando da programação preparada pela Paróquia de Sant´Ana ou pela paróquia da sua comunidade.
Programação da Paróquia de Sant’Ana
*Domingo de Ramos – Dia 2 de abril
- 8h, Bênção de Ramos nas comunidades de São Judas Tadeu e São Vicente/Santa Teresinha e na Capela Maria Mãe da Igreja. Após a bênção, será celebrada missa nestes locais;
- 10h, Bênção de Ramos na Matriz de Sant’Ana, seguida de missa;
- 17h, na Praça Dr. Augusto Gonçalves, Entrada Triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém e bênção de ramos, seguida de procissão até a Igreja da Matriz.
*Segunda-Feira Santa – Dia 3 de abril
- 19h, saída da Procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, em direção à Gruta de Nossa Senhora de Itaúna, onde será celebrada missa.
*Terça-feira Santa – Dia 4 de abril
- 15h, Missa de Unção dos Enfermos, na Matriz de Sant’Ana e na Igreja de Nossa Senhora das Graças;
- 19h, Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, saindo da Matriz de Sant’Ana e indo para a Capela de Nossa Senhora das Graças, em seguida, missa.
*Quarta-Feira Santa – Dia 5 de abril
- 19h, Procissão do Encontro, com a saída das imagens da Gruta de Nossa Senhora de Itaúna e da Capela de Nossa Senhora das Graças, se encontrando em frente à Igreja da Matriz de Sant’Ana, na Praça, seguida de missa.
*Quinta-Feira Santa – Dia 6 de abril
- 9h, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis, acontece a Missa do Crisma, com a bênção dos óleos que serão utilizados nas cerimônias católicas;
- 19h, cerimônia do Lava-Pés, na Igreja Matriz de Sant’Ana. Em seguida ocorre o traslado do Santíssimo e a adoração e vigília eucarística, que se estende até a meia-noite.
*Sexta-Feira da Paixão – Dia 7 de abril
- 6h, Caminhada Penitencial, saindo da Matriz de Sant’Ana para a Capela de Nossa senhora do Rosário;
- 9h, Ofício das Trevas, na Capela de Nossa Senhora do Rosário;
- 13h30, Vias Sacras na Matriz, em torno da Praça Dr. Augusto Gonçalves, e na Capela de São Vicente e Santa Teresinha (Universitário), até a Capela de Nossa Senhora das Graças;
- 15h, na Matriz de Sant’Ana, na Capela de Nossa Senhora das Graças e na Capela Maria Mãe da Igreja, cerimônias de Proclamação da Paixão de Cristo, Veneração da Cruz e Comunhão Eucarística;
- 19h30, Encenação e Procissão do Enterro, na Matriz de Sant’Ana.
*Sábado Santo – Dia 8 de abril
19h30, Bênção do Fogo Novo e procissão do Círio Pascal na Matriz de Sant´Ana, com a Proclamação da Páscoa;
19h30, a mesma programação acontece também no Bairro das Graças, com saída da procissão da Praça “Meroveu Souza”, em direção à Capela de Nossa Senhora das Graças;
- Durante as procissões os organizadores solicitam que as pessoas levem velas acesas.
*Domingo da Ressurreição – Dia 9 de abril
- 6h, procissão na Matriz de Sant’Ana, seguida de celebração;
- 9h, missa nas capelas de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora das Graças;
- 10h, missa na Matriz de Sant’Ana;
- 19h, Celebração do Triunfo, na Matriz de Sant’Ana, na Capela de Nossa Senhora de Itaúna (Gruta), e na Capela Maria Mãe da Igreja (Vila Tavares).