APAE/CG abre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025 com convite à reflexão e à inclusão
A APAE meio à celebração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que se inicia hoje (20)8) convidou a população presente foi a uma reflexão profunda. A pergunta central ecoa em toda sociedade: quem detém o poder de definir o futuro de uma pessoa com deficiência?
Esta semana também desafia a ir além da teoria da inclusão. É um chamado para a ação, para um verdadeiro e sincero diálogo. É preciso escutar as vozes que se expressam de múltiplas formas — no silêncio, no olhar, na arte, nos gestos — e não apenas na fala. A verdadeira inclusão se manifesta não apenas no papel, mas na remoção de barreiras físicas e sociais, na garantia de apoio e no reconhecimento do valor de cada forma de existência.
Que esta semana seja um marco para que, a sociedade, possa construir um mundo onde a autonomia e as escolhas das pessoas com deficiência sejam não apenas respeitadas, mas celebradas.