MEIO AMBIENTE - Itaúna e as ações de preservação do ecossistema
Município tem histórico preservacionista e atual administração investe na qualidade de vida da população
Na sexta-feira, 5 de junho, o mundo comemorou mais um Dia Mundial do Meio Ambiente e o tema para este ano foi “Ação Global pelo Clima” (#AgoraPeloClima). Conforme a campanha coordenada pela Organização das Nações Unidas - ONU, a Terra apresenta sinais urgentes de que medidas preservacionistas precisam ser adotadas imediatamente. Conforme levantamentos de especialistas, o planeta tem sofrido cada vez mais com atividades agressoras ao meio ambiente, como a utilização de combustíveis fósseis, que foram intensificados por países como os Estados Unidos, nos últimos anos. Na campanha que está sendo desenvolvida pelo organismo internacional, várias medidas são apontadas, por exemplo, para reduzir a pegada de carbono (quantidade de gases de efeito estufa, emitidos por pessoa).
A reportagem da FOLHA fez um levantamento das ações que têm sido desenvolvidas em Itaúna, ao longo de anos, no sentido preservacionista e que demonstram um trabalho quase que contínuo da comunidade e do poder público na redução da chamada “pegada de carbono”.
Projetos que vão desde a implantação da “usina de lixo” nos anos de 1980, na administração Ramalho, como ações de preservação dos cursos d’água no município, como o Projeto Rio São João, o grupo de crianças defensoras do Ribeirão Joanica ou a coleta seletiva de lixo, a mais longeva do País, colocam o município em destaque.
Junto aos projetos eminentemente preservacionistas, é necessário destacar, ainda, outras ações que não têm o caráter ambiental explícito, mas que atuam no sentido de garantir mais qualidade de vida à população e que têm um grande apelo ambiental, como o antigo Projeto Somma (retirada do esgoto dos cursos d’água), a construção do aterro sanitário e a Estação de Tratamento de Esgoto. A municipalização do SAAE, também, tem grande representatividade nesse trabalho, visto que o órgão tem desenvolvido constante trabalho nesse sentido, ao longo dos anos.
O meio ambiente e o momento atual em Itaúna
Uma ação da atual administração que pode apontar o trabalho que se busca em termos de qualidade de vida, que se reveste em preservação ambiental e, por conseguinte, atua na redução da “pegada de carbono”, é o Projeto Cidade Jardim. Como já destacado anteriormente, o atual prefeito dá importância prioritária ao projeto, que consiste na ampliação de áreas verdes no município. Não só para o plantio de árvores, mas na manutenção e ampliação de jardins nos espaços públicos. Com o plantio de jardins, a administração amplia o espaço de sobrevivência para animais silvestres, com destaque para os pássaros e insetos como as abelhas, grandes responsáveis pela disseminação da flora.
Desde os primeiros dias da atual administração municipal, foram reforçadas as ações da retomada da coleta seletiva, que, nas últimas semanas, ganhou destaque com o relançamento do trabalho. O Projeto Rio São João também tem ganhado destaque, com novos investimentos e o incremento de ações como cercamento de nascentes e monitoramento de cursos d’água, bem como ações de limpeza e ampliação da vegetação nativa nesses locais. Nesta semana, inclusive, o SAAE realizou ações no Horto Municipal, com palestras e visitações, além de retomar o trabalho de distribuição de mudas à população, com distribuição de espécies nativas, principalmente, em praça pública.
Coleta seletiva: retomada de um projeto de sucesso
A coleta seletiva de lixo nos moldes Lixo Seco e Lixo Molhado está sendo retomada pela atual administração, após um período na administração passada de praticamente abandono do projeto. O SAAE voltou a distribuir panfletos com esclarecimentos sobre a melhor maneira de separar o lixo para o recolhimento, além de promover ações de retomada da separação nos lares itaunenses. Outra ação do setor tem sido desenvolvida junto à comunidade rural, com informações sobre a necessidade de separação e disposição em locais e nos dias corretos, além do reforço da estrutura de recolhimento.
Em recente panfleto distribuído pela Gerência de Resíduos, voltou a ser informado à população os dias e horários de coleta do lixo nas comunidades rurais. Esse trabalho visa a conscientização da comunidade para que não disponha o lixo em locais, dias e horários em que não ocorre o recolhimento.
Também é dado destaque ao trabalho conhecido como “Cata-Móveis” – o antigo Cata-Treco. Esse serviço visa o agendamento para o recolhimento de móveis e inservíveis, que pode ser feito pelo telefone 37-3249-5874. A pessoa que tem algum objeto, como móvel velho, material inservível, pode ligar para o número acima e agendar o recolhimento. O serviço pode ser solicitado de segunda-feira até sexta-feira, das 7h às 16h.
A redução da “pegada”
Conforme o rápido levantamento realizado pela reportagem, são essas algumas das ações de Itaúna que atuam na redução da geração de gases do efeito estufa, que são modelos para as demais comunidades: coleta seletiva de lixo; captação e tratamento de esgoto doméstico; limpeza e manutenção dos cursos d’água, no município; cercamento de nascentes e trabalho de ampliação de ações preservacionistas, desenvolvido pela equipe do Horto Municipal, em conjunto com o setor de meio ambiente do município; manutenção do aterro sanitário de lixo; distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas à população; Projeto Cidade Jardim. Essas no âmbito do poder público.
Em relação às ações da sociedade civil, podemos citar: a ampla participação da comunidade nas ações de separação e disposição correta do lixo doméstico; manutenção do aterro industrial de resíduos industriais pelo Sindimei; Projeto de preservação do Ribeirão Joanica; implantação de estações de tratamento de esgoto industrial, por parte de várias indústrias, como a Santanense Tecidos, a Lave Minas e a Incomfral; trabalhos executados pela Sanear Consultoria e Terra Consultoria, atendendo a diversas empresas itaunenses.
Nomes em destaque
Itaúna tem contado, ao longo de sua história, com administradores que deram destaque especial ao setor de meio ambiente, como os ex-prefeitos Francisco Ramalho, Osmando Pereira, Hidelbrando Canabrava, assim como o atual prefeito, Gustavo Mitre. Também conta em sua história com ambientalistas como o professor Marco Elíseo Coutinho, o escritor David Carvalho, o servidor público Ralim Mileib e o historiador e ex-vice-prefeito Dr. Guaracy de Castro Nogueira, que deram grande contribuição à preservação ambiental no município, para citar apenas alguns nomes dentre os muitos que construíram esta mentalidade preservacionista dos itaunenses ao longo da história itaunense. E que outros dias mundiais do meio ambiente venham com mais conquistas a serem destacadas.



