VLI simula acidente em Itaúna para alertar população

VLI simula acidente em Itaúna para alertar população
Foto: Reprodução/Redes sociais


Quem passou pela travessia da linha férrea, na Avenida JK com Albino Santos, divisa dos bairros Santanense e Garcias e acesso para os demais bairros daquela região, na manhã de ontem, sexta-feira, 29 de setembro, testemunhou um acidente simulado com envolvimento de uma locomotiva e um carro. No caso, duas vítimas precisaram de atendimento de emergência pelo Corpo de Bombeiros, e SAMU. O simulado foi preparado pela VLI, empresa concessionária da linha férrea, para alertar a população sobre os riscos da falta de atenção ao passar nas travessias da linha.

Como é do conhecimento geral, Itaúna tem um alto índice de acidentes desse tipo nas travessias da linha, ao longo da área urbana e o simulado serve de alerta para a necessidade de todos terem mais cuidados: motoristas, passageiros e pedestres devem estar atentos! Conforme destaca a assessoria da VLI, “a adoção de alguns cuidados diários por motoristas e pedestres pode evitar acidentes e preservar vidas, como: respeitar a sinalização, parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar. A atenção é o principal fator para se evitar um atropelamento ou colisão, portanto, só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados”.

E complementa que “é também muito importante que os pais ou responsáveis orientem as crianças a não brincarem próximo à linha férrea. Elas têm pouca experiência e não conseguem perceber os riscos. Durante as brincadeiras em geral, como futebol e vôlei, podem atravessar sem olhar para pegar a bola que escapa e se colocam em perigo. Outras dicas são não pegar carona no trem, não pular entre os vagões, mesmo que o trem esteja parado, e não jogar pedras ou outros objetos na composição, bem como evitar fazer vídeos e selfies próximo à linha do trem”.