STARTCITY - Itaúna se torna palco de inovação cultural

Turismo é outro setor que saiu vitorioso com o evento realizado no último final de semana

STARTCITY - Itaúna se torna palco  de inovação cultural
Foto: Divulgação/PMI

Como a FOLHA divulgou na semana passada, Itaúna foi palco, no sábado e domingo, 6 e 7, do evento StartCity, realizado pela Secretaria de Cultura, com foco no fortalecimento e capacitação do setor cultural e turístico do município. Conforme os organizadores, foram mais de 30 participantes, entre artistas, produtores culturais, profissionais do audiovisual e empreendedores do turismo. Foram 18 horas de imersão intensiva dos participantes, reunindo teoria e prática para impulsionar projetos criativos e fomentar o desenvolvimento local.

A programação teve início no sábado, dia 6, com a realização de diversos workshops com temas como “planejamento cultural”, “inclusão e diversidade”, “desenvolvimento de projetos”, “implementação” e “avaliação”. Os participantes puderam desenvolver soluções personalizadas para desafios do setor, em sessões práticas e mentorias técnicas. Entre os destaques do primeiro dia, estiveram palestras sobre a Lei Aldir Blanc, “estratégias de marketing digital para projetos criativos” e “a importância da prototipação (MVP) para validar ideias culturais”.

No domingo, dia 7, os trabalhos foram retomados com um workshop sobre “estratégias de alta performance no setor da economia criativa” e a apresentação dos projetos desenvolvidos por quatro grupos formados pelos artistas, produtores culturais, profissionais do audiovisual e empreendedores de turismo e cultura. Os grupos avaliados foram: Itaúna Viva, (Re)Existência, Festival Palco e Prato e Nexus.

Os projetos foram analisados com base em cinco critérios principais: inovação, considerando a originalidade e a criatividade da solução apresentada; impacto social, avaliando o potencial de transformação na comunidade e na cidade; viabilidade, que analisou os aspectos econômicos e técnicos de cada proposta; apresentação, levando em conta a clareza, a organização e o domínio do conteúdo pelos participantes; e, por fim, aderência, que verificou o alinhamento da solução ao desafio proposto e à estratégia do evento.

Após as análises, o projeto Festival Palco e Prato conquistou o primeiro lugar. Em segundo ficou o grupo Nexus. Em seguida, o Itaúna Viva, conquistando o terceiro lugar. A programação foi encerrada com a entrega de troféus e medalhas de ouro, prata e bronze para os grupos classificados. 

O secretário de Cultura e Turismo, Márcio Gonçalves Pinto (Marcinho Hakuna), destacou que o StartCity representa uma oportunidade única de fortalecer a economia criativa na cidade. “Investir na formação e no apoio aos nossos artistas e produtores culturais é fundamental para estimular novos projetos e fomentar a cultura e o turismo local. E o que vimos aqui neste final de semana evidenciou a necessidade em transformar o StartCity em um programa permanente, não apenas para a Cultura e o Turismo, mas também para outras áreas como o Esporte e o Desenvolvimento Social”, disse Hakuna.