SOCORRO ONLINE - SAMU agora atende chamada por aplicativo

Usuários podem baixar aplicativo para facilitar acionamento do SAMU

SOCORRO ONLINE - SAMU agora atende  chamada por aplicativo
Foto: Divulgação/SAMU

Um novo aplicativo chamado Ligue 192 VoIP realiza “chamadas de voz” via internet e está disponível para download nas plataformas Android e iOS. Isso mesmo, agora ficou mais fácil acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Foi lançado o aplicativo que pode ser baixado para o seu celular e, precisando de acionar o SAMU, é só ligar 192 e fazer uma “chamada de voz”. Saiba detalhes deste serviço a seguir: 

Como é este serviço? 

Para realizar a chamada, o usuário cadastra seus dados e o município de origem. Também pode utilizar a opção GPS para capturar sua localização atual. No caso do CIS-URG Oeste, a chamada é encaminhada diretamente para a Central de Regulação do SAMU, em Divinópolis. 

Validação é necessária 

No momento do cadastro, é enviado um SMS com código de validação para confirmar o número de telefone cadastrado; e, para recebê-lo, o usuário precisa ter sinal da operadora móvel no momento do registro. A validação garante a veracidade do número de telefone inserido no acesso inicial. É fundamental o acionamento do GPS ao realizar a chamada, possibilitando a equipe chegar ao local com maior agilidade, além de reduzir a incidência de trotes. 

Utilidade 

O Ligue 192 VoIP é especialmente útil durante problemas no tradicional acionamento através do 192, usuários em zonas rurais, áreas com sinal móvel instável e/ou com quedas constantes. 

Disponibilidade 

O aplicativo está disponível nos 65 municípios consorciados do CIS-Urg Oeste, além de outros municípios e Minas Gerais e no estado do Paraná. Caso o usuário esteja em área sem cobertura do aplicativo, ele mostrará o município mais próximo atendido pela plataforma. 

O Ligue 192 VoIP é mais uma importante ferramenta para que os serviços de urgência e emergência do SAMU alcancem e salvem cada vez mais pessoas, objetivo principal do CIS-URG Oeste e seus colaboradores. (Com informações da Assessoria de Comunicação do CIS-URG Oeste)