SANEAMENTO - SAAE inicia obra de rede de água até Pedras

Rede terá extensão de 3 mil metros e comunidade já conta com reservatórios de 200 mil litros de água tratada

SANEAMENTO - SAAE inicia obra de rede de água até Pedras
Foto: Divulgação/SAAE de Itaúna
SANEAMENTO - SAAE inicia obra de rede de água até Pedras
SANEAMENTO - SAAE inicia obra de rede de água até Pedras

Moradores e sitiantes da comunidade rural de São José de Pedras, em Itaúna, têm acompanhado com atenção a realização de várias obras naquela localidade relativas ao saneamento básico. Foi construído um novo poço artesiano, feitos reparos no poço já existente, construído um novo reservatório, duplicando a capacidade de reservação existente, além da reconstrução da Estação de Tratamento de Efluentes Compacta - ETEC. Porém a intervenção mais esperada era mesmo a instalação de uma rede de água tratada desde a Estação de Tratamento de Água - ETA do SAAE, no Bairro de Lourdes, até aquela comunidade.

A interligação será realizada a uma distância de cerca de três mil metros, com tubos de PVC de 60 milímetros, incluindo registro, PV e outros acessórios. E as obras de instalação desta rede já foram iniciadas, a partir de uma rede já existente na Bagaginha. Em relação às demais obras, o SAAE informou que o poço artesiano antigo recebeu “limpeza e encamisamento para evitar desmoronamento das paredes internas com o objetivo de aumentar a produção de água. Logo após, foi perfurado um novo poço profundo, próximo ao existente, aumentando a capacidade na captação da água”.

Outra obra foi a reconstrução da ETEC, que, no ano de 2024, foi destruída com a ação das chuvas. “No final do ano passado, foi iniciada a construção da nova ETEC, perto da ponte sobre o Rio São João, na ligação entre Pedras e Brejo Alegre. A ETEC já está concluída, recebendo, tratando e destinando o esgoto doméstico dos moradores de Pedras”, informou a assessoria do SAAE. Informou ainda que estão sendo executadas as obras de plantio de grama e cercamento.

Também foi feita a duplicação da capacidade de reservação de água na comunidade, que já contava com um reservatório de 100 mil litros e teve um segundo restaurado e colocado em funcionamento, ampliando, assim, a capacidade para 200 mil litros. “Com a obra de extensão da rede de 60 mm de água da Bagaginha até Pedras, inicia-se um ciclo completo de benefícios que vão garantir água de qualidade e quantidade para todas as famílias ali residentes”, conclui a informação da autarquia encaminhada à redação da FOLHA.