Comunicação da Prefeitura comete gafe e redes sociais não perdoam

Comunicação da Prefeitura comete gafe e redes sociais não perdoam
Foto: Reprodução/Instagram


O setor de comunicação da Prefeitura foi destaque nas redes sociais nos últimos dias devido a uma gafe cometida. Como a Prefeitura atua na comunicação com muito amadorismo, segundo críticas de profissionais da área, tem sido comum o cometimento de gafes que mostram também uma falta de comando no setor, visto que, parece, as decisões pela postagem de mensagens não passam pelo crivo necessário para se evitar erros grosseiros como alguns mais recentes. Em relação ao uso da língua, com o respeito às regras gramaticais, não se fala mais, dado ao volume de falhas cometidas no dia a dia. Agora, porém, parece que as gafes são o forte da pessoa encarregada pelas postagens nas redes sociais.

Nos últimos dias, uma matéria publicada na revista “Conexão”, do estado do Espírito Santo, sobre o município de Conceição da Barra, daquele estado, que tem um vilarejo com o nome Itaúnas, foi postada na página da Prefeitura de Itaúna, no Instagram, como se se tratasse da nossa cidade. O destaque aventado era no setor de turismo, visto que aquele vilarejo praiano é destaque no litoral capixaba, já na divisa com a Bahia, como opção turística e cultural. A postagem foi retirada, mas a página “Itaúnadazoeira” e o radialista Wesley, que mantém a página no Instagram “falawesley”, repercutiram o fato, com muito bom humor e críticas.

Mas as gafes não param por aí. Há pouco mais de uma semana, por exemplo, a página oficial da Prefeitura apresentou uma postagem em que aponta que “Itaúna é destaque internacional na área de tecnologia”. A postagem está em inglês, levando a crer que se trata de uma publicação naquela língua. Averiguando o fato, a FOLHA encontrou a página de uma empresa que trabalha com segurança on-line, de nome “Veeam”, que é contratada pela Prefeitura. Esta empresa, que presta serviços na área de segurança digital, fez um relato do serviço que presta em Itaúna, abordando pontos da cidade, e o postou na sua página, por Itaúna ser sua cliente. Natural esse tipo de destaque, mas daí a afirmar que a cidade foi “destaque internacional”, porque o texto está traduzido para o inglês, tem uma distância considerável. Trata-se de “histórias de clientes” da referida empresa.

Porém um outro caso, em que cabe até mesmo uma apuração por parte dos órgãos de fiscalização, é a utilização de imagens de artistas renomados. Nas duas últimas postagens sobre as oportunidades de emprego, por exemplo, foram utilizadas imagens dos artistas Xuxa Meneghel e Rodrigo Faro. É sabido no meio profissional da comunicação que a utilização destas imagens necessita de autorização e é feita a partir do pagamento de direito de uso de imagem. Recentemente circularam boatos, não confirmados, de que a cantora Gretchen questionou o uso de sua imagem e que estaria exigindo pagamento pelo fato. Artistas de renome internacional são utilizados com frequência nesse tipo de postagens.