SAMU completou seis anos de funcionamento

SAMU completou seis anos de funcionamento


Com a visita de representantes do Ministério da Saúde, no dia 21 de junho, a direção do CIS-URG Oeste comemorou os seis anos de funcionamento do SAMU na região Centro-Oeste de Minas. Nestes seis anos o SAMU recebeu 1.401.300 chamadas, o que significa 639,86 chamadas/dia, durante 2.190 dias. Se distribuídas para os 65 municípios atendidos, são cerca de 100 chamadas por município, a cada dia. São números muito expressivos, que mostram a importância do SAMU para toda a região, que agrega população de mais de 1,7 milhão de pessoas.

Conforme a direção do CIS-URG, são mais de 650 profissionais, atuando no atendimento à região, com uma frota de 43 veículos e 31 bases descentralizadas, 24 horas por dia, 7 dias por semana. E os atendimentos vão de casos mais simples, até situações de gravidade máxima, com risco de morte. E o Samu do Centro-Oeste é referência nacional, oferecendo, por exemplo, a Telemedicina, que dá suporte de especialistas para os médicos reguladores. Informa ainda a assessoria do serviço que “outra ação, que tornou o Consórcio referência nacional, é o uso de Tenecteplase e Alteplase, medicamentos de alto custo, utilizados em alguns casos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC)”.

O atual presidente do Consórcio, prefeito de Itaguara, Geraldo Donizete de Lima (Chumbinho), comemorou os seis anos do Samu na região afirmando que “a área da saúde requer total atenção e trabalhamos incansavelmente nisso. Vemos um avanço muito positivo ao longo destes seis anos, onde o objetivo primordial do CIS-URG/SAMU Oeste, de realizar atendimentos pré-hospitalares, dentro dos protocolos, no menor tempo de resposta possível, possibilitando acesso do paciente à unidade de saúde para o tratamento mais adequado, tem sido executado de forma exemplar!”. 

Visita do MS

No dia 21 de junho, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência CIS-URG Oeste, recebeu na sua sede administrativa, em Divinópolis, a visita técnica do coordenador nacional de Urgência do Ministério da Saúde, Felipe Augusto Reque, juntamente com a equipe técnica do setor. A visita se deu em virtude dos encontros que o Presidente e Diretoria do Consórcio tiveram com representantes do Ministério da Saúde, em Brasília, nos meses anteriores. Nestas reuniões foram apresentadas várias experiências diferenciadas do CIS-URG. A gestão enxuta propicia uma economia e estes valores são investidos em novas tecnologias. 

Dentre as ações que despertaram o interesse e curiosidade do Ministério da Saúde estão a presença de um Enfermeiro na Central de Regulação, equipamentos mais modernos nas ambulâncias, especialmente nas de suporte avançado, como os aparelhos de ultrassom, os medicamentos trombolíticos, de valores consideráveis, utilizados em casos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC), e muitas outras experiências que tem rendido frutos positivos no atendimento, nos 65 municípios que integram o Consórcio. (Com informações da Assessoria de Comunicação do CIS-URG/SAMU Oeste)