SAAE e Prefeitura formam grupo permanente

Foi montado, com participantes da estrutura administrativa da Prefeitura e do SAAE, uma comissão multidisciplinar de Educação Ambiental. A comissão recebeu a denominação de Grupo Permanente de Educação Ambiental, tendo como objetivo maior “a união do SAAE e Prefeitura, para a prática de ações ambientais que busquem melhorar o meio ambiente itaunense com ações que envolvam as comunidades ribeirinhas do Rio São João, juntamente com alunos da rede de ensino da cidade”.
Conforme a assessoria do SAAE, “de imediato, o Grupo objetiva a construção coletiva de um projeto pedagógico de educação ambiental a ser desenvolvido a partir do segundo semestre de 2025, tendo como público-alvo os alunos das escolas municipais, estaduais e/ou particulares, inseridas na bacia hidrográfica do rio São João, inclusive, com alcance nas escolas das áreas rurais de Itaúna”. Esse projeto pedagógico a ser desenvolvido nas escolas, de forma integrada, será elaborado pela servidora Danielle Souza, da Secretaria Municipal de Educação, e abordará, dentre outros temas: dia/semana da árvore (pertencimento quanto à flora nativa); preservação de nascentes; espécies apropriadas para mata ciliar e plantio às margens do rio São João; mudanças climáticas; e recolhimento e destinação de resíduos sólidos.
Entre as ações sugeridas para o trabalho do Grupo estão a realização de palestras, confecção de cartilhas, visitas temáticas ao horto e outras estruturas do SAAE, atividades lúdicas como o plantio de feijão e girassol pelas crianças, visitas a nascentes recuperadas etc. O Grupo se reúne novamente no próximo dia 6 de agosto de 2025.
Participaram da primeira reunião, na formação do Grupo, Lenice Guimarães – coordenadora do Grupo e gerente superiora de Resíduos Sólidos (e também da coleta de lixo seco e molhado e varrição de ruas); Gil César - Resíduos Sólidos; Aline Guimarães - gerente superiora da Estação de Tratamento de Efluentes – ETE; Jordane Lima de Queiroz - gerente da ETE; Mirza Mendes – Horto do SAAE; Liliane Queiroz – gerente superiora da Estação de Tratamento de Água - ETA; Lediane Fonseca – gerente de meio ambiente da Secretaria Municipal de Regulação Urbana; Priscila Gomes – Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços; Amélia Guimarães e Danielle Souza, da SEMED; e Geovane Vilela – Comunicação Social do SAAE.