HOMENAGEM - Evento destaca quatro ex-presidentes do Asilo
Fundação Frederico Ozanan de Itaúna se aproxima dos 50 anos de existência e registra beneméritos da sua história

A noite de quarta-feira, 25 de junho, marcou o registro para a posteridade, com uma homenagem a quatro beneméritos da Fundação Frederico Ozanan de Itaúna, mantenedora do asilo. Os quatro ex-presidentes da entidade foram homenageados, com a instalação de quadros com suas fotografias, na sede da Fundação. Os homenageados foram Cordomar da Silveira, Dirceu Alves de Souza, Imaculada Meireles e Janice Silva, além do Cônego José Ferreira Neto, idealizador da instituição.
Antes do ato em homenagem aos ex-presidentes, foi apresentado um resumo histórico da entidade, fundada em 20 de maio de 1978, sob coordenação do cônego José Ferreira Neto. A primeira diretoria da Fundação foi composta por Cordomar da Silveira, presidente; Iomar Tadeu da Silveira, secretário; e Joaquim Palomino, tesoureiro.
Já no dia 13 de dezembro de 1981, foi decidido que a Fundação deveria receber seus primeiros internos, visando assim o reconhecimento da entidade e a possibilidade de receber repasses de recursos. E no dia 16 de abril do ano seguinte, 1982, foram elaborados os estatutos da Fundação. A primeira alteração na direção da entidade aconteceu em 20 de agosto de 1982, quando o senhor Cordomar da Silveira solicitou o seu afastamento.
Ele foi substituído por Dirceu Alves de Souza, o Dirceu da Farmácia, que tinha como companheiro na direção, exercendo o cargo de secretário, o então professor Nilo Caetano Pinto, que mais à frente foi ordenado padre. Ainda ocuparam a presidência da Fundação, executando importantes ações para a afirmação do asilo de Itaúna, as lutadoras e beneméritas itaunenses Imaculada Meireles e Janice Silva. O atual presidente da entidade é o Advogado Stêfano Freitas, que comandou a cerimônia de homenagem.
A afixação dos quadros dos homenageados
O ato de colocação dos quadros dos homenageados na sede da Fundação Frederico Ozanan de Itaúna teve a seguinte sequência: representando o senhor Cordomar da Silveira, a representante da família, Senhora Ilma Silveira Ferrari, fez a afixação do quadro. Em nome do segundo homenageado, Dirceu Alves de Souza, o representante da família foi Gabriel Corradi, seu neto, que também fez a afixação do quadro.
Em seguida, em nome da homenageada Imaculada Meireles, os filhos Jaqueline, Sandra e José Leandro Meireles, representaram a família e fizeram a afixação do quadro. Por fim, foi homenageada Janice Silva, que afixou o quadro com sua fotografia e recebeu palavras de elogio do atual presidente e foi aplaudida pelos presentes. Janice usou a palavra de forma sábia e afirmou que ultrapassando as portas da instituição é que você aprende mais e que a vida é muito mais que você pensa que sabe. Na ocasião, antes da afixação dos quadros, também foram destacadas quatro internas da Fundação: Dona Auristela (Teteia), Dona Maria Aparecida, Dona Lucy e Dona Custódia.
A estrutura da Fundação
Ainda na solenidade, foram apresentados os serviços assistenciais que são prestados por uma equipe multiprofissional, composta por médico, psicóloga, fisioterapeuta, assistente social, enfermeira, técnica de enfermagem e demais profissionais de apoio, além da estrutura atual da Fundação. Para a manutenção da entidade, as fontes de recursos financeiros incluem: subvenções municipais e estaduais; emendas parlamentares (legislativo municipal); doações da comunidade; e parte dos salários dos próprios idosos.
Atualmente, a Fundação conta com 70 internos e 40 funcionários. O consumo mensal de fraldas é de aproximadamente 14.000 unidades. São servidas seis refeições diárias oferecidas aos residentes. Eles ainda contam com serviço psicológico especializado, atendimento médico regular, atendimento odontológico completo, equipe de enfermeiras qualificadas para acompanhamento diário, fisioterapeutas conveniados com o UIT, cuidadores especializados, nutricionista dedicada e assistente social. Ao final das apresentações, foi servido um café aos presentes.