Reinado de Itaúna recebe certificado do Ministério da Cultura
Rei e Rainha Congos e as Guardas de Congado de Itaúna vão receber o Registro dos Saberes do Rosário como Patrimônio Cultural do Brasil em evento na capital

Amanhã, domingo, dia 24 de agosto, acontece, dentro da Virada Cultural de Belo Horizonte, o evento Festejo Tambor Mineiro, no Parque Municipal “Américo Renné Giannetti” (Avenida Afonso Pena, 1.377, centro da capital- Conhecido popularmente como Parque Municipal), das 9 às 19h, com extensa programação, além de participação especial da cantora baiana Virgínia Rodrigues e o mineiro Maurício Tizumba. O evento é gratuito.
E, durante a festa, o Rei Congo de Itaúna, Dilermando; e a Rainha Conga, Mariana, além das irmandades do Rosário e as guardas de Congado, com pelo menos dois representantes cada, receberão o Registro dos Saberes do Rosário, certificado oferecido pelo Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
O Comitê de Cultura de Minas Gerais e o Escritório Regional do Ministério da Cultura estarão presentes na barraquinha do Iphan/MinC das 10h às 15h, com cartazes e adesivos da “Campanha Cultura Faz Acontecer”, quando serão tiradas dúvidas dos representantes das entidades e feita a entrega dos certificados. A certificação por parte do Ministério da Cultura do Brasil, é o reconhecimento da importância dos membros realizadores da Festa de Reinado de Nossa Senhora do Rosário, que em Itaúna é seguramente a mais tradicional do município e de toda a região.