Reinado de Itaúna recebe certificado do Ministério da Cultura

Rei e Rainha Congos e as Guardas de Congado de Itaúna vão receber o Registro dos Saberes do Rosário como Patrimônio Cultural do Brasil em evento na capital

Reinado de Itaúna recebe  certificado do Ministério da Cultura

Amanhã, domingo, dia 24 de agosto, acontece, dentro da Virada Cultural de Belo Horizonte, o evento Festejo Tambor Mineiro, no Parque Municipal “Américo Renné Giannetti” (Avenida Afonso Pena, 1.377, centro da capital- Conhecido popularmente como Parque Municipal), das 9 às 19h, com extensa programação, além de participação especial da cantora baiana Virgínia Rodrigues e o mineiro Maurício Tizumba. O evento é gratuito. 

E, durante a festa, o Rei Congo de Itaúna, Dilermando; e a Rainha Conga, Mariana, além das irmandades do Rosário e as guardas de Congado, com pelo menos dois representantes cada, receberão o Registro dos Saberes do Rosário, certificado oferecido pelo Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. 

O Comitê de Cultura de Minas Gerais e o Escritório Regional do Ministério da Cultura estarão presentes na barraquinha do Iphan/MinC das 10h às 15h, com cartazes e adesivos da “Campanha Cultura Faz Acontecer”, quando serão tiradas dúvidas dos representantes das entidades e feita a entrega dos certificados. A certificação por parte do Ministério da Cultura do Brasil, é o reconhecimento da importância dos membros realizadores da Festa de Reinado de Nossa Senhora do Rosário, que em Itaúna é seguramente a mais tradicional do município e de toda a região.