REAJUSTE DE IMPOSTO - IPVA teve aumento “absurdo” em Minas
Valores podem ficar até 47% mais caros que os do ano passado
Neste ano o Detran-MG demorou um pouco mais para liberar a consulta aos valores do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, que novamente vencem a partir de março. Nesta semana já foi possível acessar os valores e o susto dos donos de veículos foi além do esperado, já que a expectativa era de reajuste em torno de 15%. O fato é que em alguns casos o aumento foi de 47% em média e teve caso de quase dobrar a conta a ser paga.
Os valores do IPVA são calculados em cima da tabela FIPE do ano anterior. Como os veículos usados tiveram valorização acima da inflação no ano passado, com a escassez de veículos novos no mercado e a queda no poder aquisitivo da população, o resultado foi o aumento do imposto. E uma queixa constante dos proprietários de veículos é de que não há contrapartida para o imposto pago, já que as estradas continuam em péssimas condições. Também existe a reclamação de que os “mais ricos não pagam impostos para ter jatinhos, helicópteros, lanchas e iates”.
Imposto vence em março e TRLAV está mais barata
Conforme divulgação do Governo do Estado, o IPVA vence a partir do dia 13 de março, para quem tem veículos com placas de finais 1 e 2, e se estende até o dia 17 de março. Para quem vai parcelar em três vezes o imposto terá parcelas em abril e maio. Já a TRLAV – Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículos, pagará menos mais uma vez. O valor que era de R$ 135,95 caiu para R$ 33,66 e deve ser paga até o dia 31 de março.
Mesmo com o vencimento agendado para o mês de março, quem desejar pagar o imposto agora já pode fazê-lo. O pagamento a vista, lembrando, dá desconto de 3% e para quem está incluído na relação de “bom pagador” (que não atrasou o IPVA em anos anteriores), terá também mais 3% de desconto.
Para retirar a guia de pagamento do imposto, seja na totalidade ou em parcelas, pode acessar o site no link abaixo e informar o número do RENAVAM do veículo. O link é o seguinte, que também serve para você consultar o valor do imposto e se programar para o pagamento: https://ipva1.fazenda.mg.gov.br/ipvaonline/inputConsultaIpvaPorRenavamConsolidadoAnoExercicio.action.