Publicidade - Inauguração da ETE aumenta 1.400% gastos do SAAE

Estação de Tratamento de Esgoto ainda não está tratando o esgoto dos itaunenses, mas já gerou aumento de despesas

Publicidade - Inauguração da ETE aumenta 1.400% gastos do SAAE


O gasto da autarquia SAAE de Itaúna com publicidades deu um salto de quase 1.400% em 2023, comparando com 2022. E foi exatamente no último quadrimestre do ano, período em que a ETE – Estação de Tratamento de Esgotos foi inaugurada que se observou o maior aumento. Se no quarto quadrimestre de 2022 o SAAE gastou R$ 4.620,02 com publicidade, no mesmo período de 2023 o valor foi de R$ 173.572,27. E a ETE ainda nem funciona, tratando o esgoto dos itaunenses.

No ano de 2022 o investimento total em publicidade da autarquia foi de R$ 13.341,00. Já no ano de 2023 o gasto foi de R$ 192.653,10. Parte deste gasto pode ser explicado por exemplo, com anúncios de uma página no jornal O Tempo, da capital, ou na colocação de outdoor no trajeto dos mineiros ao Aeroporto Internacional de Confins. 

Com o detalhe de que a legislação que manda afixar os preços das publicidades, nas referidas peças, não foi cumprida e, até hoje, não se viu o questionamento na Câmara de Vereadores da cidade. Nem mesmo sobre a viabilidade de se divulgar a obra itaunense para o público da capital estaria cumprindo o papel da comunicação dos atos públicos aos munícipes.

Gastos da Prefeitura aumentaram menos

Já a Prefeitura, que em 2022 gastou R$ 760.054,21 em publicidade, no ano seguinte, de 2023, teve despesa de R$ 974.046,46. Foi observado um aumento de pouco mais de R$ 210 mil, ou em números percentuais, cerca de 27%, o que é muito superior ao índice inflacionário do período, de 3,85%. Comentários apontam estes aumentos, também, para elevar a média a ser gasta em 2024, que é ano eleitoral.