Programa de R$ 174 mil

Licitação em carta convite busca “prestação de serviços de produção de eventos, incluindo pacote de entretenimento, artistas e mídia televisiva”

Programa de R$ 174 mil


Uma carta convite publicada no site da Prefeitura propondo a contratação de prestação de serviços de “produção de eventos, incluindo pacote de entretenimento, artistas e mídia televisiva”, como relata o objeto da licitação, chamou a atenção de algumas pessoas que entraram em contato com o jornal. Além da descrição do objeto do contrato, também atraiu a atenção destas pessoas o valor proposto para a contratação de R$ 174 mil, que, conforme o edital do referido processo licitatório, foi apurado em “pesquisa de preços elaborada na fase interna”. 

A reportagem tentou contato com a Prefeitura para saber sobre a “contratação de programa da Band Minas”, que seria o intuito da contratação, conforme fontes consultadas, e recebeu a informação de que “não temos licitação hoje (quinta-feira, 11) para esse objeto...”. E acrescenta que “teremos essa do link amanhã” e encaminhou o link da carta convite 003, que tem o edital conforme relatado acima.

Em apuração com outras fontes foi encontrado que a contratação pode ser relacionada à exibição de reportagem no programa “Gestão com Identidade”, da Band Minas, exibido nas manhãs de sábados e tardes de domingos. Este programa faz reportagem nas cidades, embasado nos dados publicados pelo Instituto Aquila, que apura dados das cidades para o IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila.

Conferindo os dados de Itaúna neste estudo, encontrado que o município ocupa a 389ª no País dentre os mais de 5 mil municípios, com média de 68,63. Interessante observar que a cidade alcança o melhor índice no quesito “infraestrutura e mobilidade urbana” que apura as condições das vias da cidade, por exemplo. Com um grande percentual de asfaltamento, Itaúna chega a 86,28.

Porém, no quesito que aponta o maior índice de reivindicações da população, que é “saúde e bem-estar”, Itaúna alcança irrisórios 44,75. Será curioso observar o enfoque que será dado às questões viárias, por exemplo, em detrimento da necessidade de ampliar serviços de saúde, como mostram os dados do IGMA, que parece ser a alavanca para a contratação do marketing que se faz nesse tipo de programa.