Prefeitura - Quase 3 mil funcionários
Só um terço do pessoal é composto por servidores efetivos. Contratados são maioria
O atual prefeito, no início do terceiro ano do segundo mandato, mantém a estrutura da Prefeitura de Itaúna que tanto criticava quando candidato, com um grande número de funcionários. Neider era implacável em apontar o “inchaço da máquina”, porém, durante seus mandatos, ele já chega próximo de três mil servidores só na Prefeitura – sem contar o SAAE e o IMP – e com um problema ainda maior: a minoria é composta por funcionários efetivos.
Conforme o Portal da Transparência, neste ano, em março, a Prefeitura conta com 2.934 funcionários ativos. Destes, 82 estão afastados por motivo de acidente/doença e 29 estão em licença. Assim 2.823 funcionários estão trabalhando. Na contagem por função, os efetivos não chegam a mil: 967, já que não foram realizados concursos públicos nos mandatos de Neider, até o momento, apenas processos seletivos.
O número de contratos em vigor é maioria, com 1.117 pessoas contratadas para atuar no Executivo itaunense. Os estagiários são 315 e na condição de “outros” estão 535 servidores. No Portal da Transparência não foi possível encontrar o número de servidores quando Neider assumiu, em 2017, ou quando ele acusava a “máquina pública inchada”.