População tem oferta de cursos gratuitos

População tem oferta de cursos gratuitos
Foto: Divulgação

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) e Senac+ ofertam vagas de cursos profis-sionalizantes em Itaúna. São mais de 100 oportunidades, todas gratuitas e com inícios marcados para os meses de maio e junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na unidade do Senac em Itaúna, que fica na Rua Godofredo Gonçalves, 316, sala 7, Centro. Para se inscrever nos cursos, que são gratuitos, é necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 3074-1900 ou pelo WhatsApp estadual (31) 3057-8600.

Os cursos oferecidos são os seguintes, com as respectivas datas de início e número de vagas: Business Intelligence com Power BI, início dia 20 de maio, com 30 vagas; Rotinas Contábeis para Não Contadores, início no dia 26 de maio e 20 va-gas; Habilidades Gerenciais, início no dia 10 de junho e 30 vagas; e Aspectos Legais do Atendimento ao Cliente, com início para o dia 26 de junho e oferta de 25 vagas.

Ainda conforme o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, o PSG destina-se a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse 2 salários-mínimos. Já o Senac+ é um programa de micro certificações gratuitas oferecido às empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo; sindicatos empresa-riais e associações de inclusão social que atendem grupos vulneráveis.

Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Itaúna  

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomér-cio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

O Senac em Itaúna foi inaugurado em outubro de 2023, fruto do esforço do Sindi-comércio de Itaúna, com apoio do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac. Estão inclusos na programação os cursos ágeis gratuitos, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e do Senac+. A unidade apresenta estrutura que conta com recepção, sala de reunião e duas salas de aulas híbridas, equipadas para oferecer cursos de áreas como Gestão, Comércio, Serviços e Turismo. 

A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira. (Com informações de Redecomunicação.com/Rodrigo Cupertino).