PM faz simulado noturno em Itaúna

PM faz simulado noturno em Itaúna

Os grupos criminosos têm se tornado cada vez mais profissionalizados para as ações do crime, e mais preparados. E, para combater esse tipo de bandido, só com muito treinamento e capacitação das forças policiais. E foi nesse sentido que a PM realizou treinamento de defesa em um simulado de ataque a agências bancárias, na área central de Itaúna, na madrugada de 17 para 18 de abril (quinta para sexta-feira). Esse tipo de treinamento é no sentido de preparar ações de defesa aos criminosos que atuam no sistema denominado “Novo Cangaço”. Nessas ações, bandidos fortemente armados invadem as cidades e atacam pontos estratégicos, como unidades policiais (quartéis, delegacias), enquanto outros bandidos efetuam assalto à mão armada em agências bancárias.

Conforme a divulgação da assessoria de imprensa da 9ª Cia. PM Independente, responsável pelo policiamento em Itaúna e Itatiaiuçu, “o treinamento tem como objetivo principal preparar as forças de segurança para neutralizar ações criminosas associadas ao chamado ‘Novo Cangaço’ – táticas organizadas que incluem assaltos a instituições financeiras com armamento de alto poder, reféns e deslocamento interestadual de criminosos”. Ainda conforme a divulgação, a iniciativa “visa otimizar a resposta tática, garantindo agilidade e eficiência nas operações reais, sempre em conformidade com os protocolos legais”.

O tenente Matos coordenou o exercício realizado em Itaúna, com simulação de cenários complexos envolvendo um contingente considerável de militares, divulgou ainda a assessoria da PM. “A dinâmica incluiu desde o deslocamento rápido até técnicas de negociação e desarme, com ênfase na preservação de vidas e na redução de danos patrimoniais”, informou. Antes do exercício ser realizado, a população foi informada, para evitar mal-entendidos.