Oficinas de artes cênicas auxiliam na busca pelo primeiro emprego

Projeto “Profissionais do Amanhã” conta com apoio do Grupo MBL e está acontecendo na E. E. “José Gonçalves de Melo”

Oficinas de artes cênicas auxiliam  na busca pelo primeiro emprego
Foto: Divulgação


As artes cênicas são uma importante ferramenta no auxílio aos profissionais do futuro na busca pelo primeiro emprego. E é essa a proposta do projeto “Profissionais do Amanhã”, que é apoiado pelo Grupo MBL, e que já está acontecendo na Escola Estadual “José Gonçalves de Melo”. A primeira aula, com a abertura das oficinas, aconteceu na terça-feira, dia 9. O projeto se estende por 90 dias, indo até o dia 18 de junho. E Serão ministradas aulas semanais, com 90 minutos de duração e com a participação de até 30 alunos. 

A proposta é levar, através das oficinas, ferramentas que possibilitem aos alunos, formação adequada para a busca do primeiro emprego. Os alunos aprenderão técnicas artísticas e pedagógicas, que, além de auxiliar na busca pela profissionalização, também atuarão na lida com as diversas situações do dia a dia. Serão trabalhadas a autoexpressão, escuta, trabalho coletivo, proatividade e sensibilidade. “No fim das oficinas, no dia 18 de junho, os alunos realizarão um espetáculo teatral aberto para a comunidade, como conclusão dessa formação”, informam os organizadores. E adiantam que o projeto conta ainda com intérpretes de Libras “e monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações”. 

O coordenador das oficinas, Iberê Pereira, afirma que as oficinas trabalharão com alunos de 13 a 17 anos e que “este projeto, composto por dez oficinas de atuação, concentra-se em proporcionar habilidades cruciais para o sucesso profissional, enquanto visa remover barreiras como a timidez, promovendo a desenvoltura e confiança necessárias para enfrentar os desafios do mundo corporativo”. E complementa que “a metodologia do projeto ‘Profissionais do Amanhã’ se diferencia ao integrar práticas teatrais como instrumento pedagógico, uma abordagem única que tem se mostrado eficaz em outras iniciativas semelhantes. O uso do teatro não apenas contribui para a expressão artística dos alunos, mas também aprimora suas habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe”. 

O projeto tem produção da Sancell Produções, apoio da Komedi Projetos e Webka e patrocínio do Grupo MBL, sendo realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução. “O Grupo MBL tem o prazer de abraçar o projeto ‘Profissionais do Amanhã’, uma iniciativa que reflete profundamente os valores e a missão de nossa empresa em contribuir para um desenvolvimento que seja não apenas econômico, mas também social e cultural”. A empresária Dáfane Silva, diretora do Grupo MBL, afirmou que “ao longo dos nossos 46 anos de atuação, sempre estivemos comprometidos em integrar a sustentabilidade em nosso modelo de negócios, e é com imensa satisfação que apoiamos um projeto que promove a educação e a cultura, especialmente em nossa querida Itaúna, onde nossas raízes são tão profundas”.