NOMES POPULARES - Itaúna tem 5,8 mil “Marias”, depois vêm as “Anas” e os “Josés”
O IBGE divulgou o ranking dos nomes mais populares no Brasil. Itaúna segue tendência nacional nos primeiros lugares, com algumas modificações nas colocações seguintes
Na terça-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografias e Estatística - IBGE divulgou o ranking nacional e localizado dos nomes mais populares no País. Dos mais de 213 milhões de brasileiros, 12.224.470 se chamam “Maria”, o que ultrapassa o índice de 5%, quase chegando aos 6% do total de habitantes no País. Em seguida no ranking, são 5.141.822 “Josés”, o que representa pouco mais de 2% do total. Na terceira posição do ranking estão as “Anas”, com 3.929.951 registros. E, do quarto ao décimo lugar, só nomes de homens, com mais de um milhão de registros cada: Antônio, Francisco, Pedro, Carlos, Lucas, Luiz, Paulo e até Gabriel, que é o décimo nome masculino mais registrado e o décimo primeiro no ranking geral.
Curiosamente, “Maria” é o nome mais registrado no País, em seguida, vem os “Josés”. Na terceira posição, Ana. Daí até o 21º lugar, no ranking são nomes masculinos que ocupam as posições. O terceiro nome feminino só aparece na 22ª posição: Francisca, que é um nome que, inicialmente, parece pouco usado, é o terceiro no ranking feminino, com mais de 660 mil registros. Outro detalhe importante nessa divulgação é que é possível também obter o significado de cada nome, bastando clicar em cima do nome. Aí vão aparecer detalhes, como um gráfico mostrando a incidência do registro do nome ao longo dos anos.
“Maria”, o nome mais registrado no País, por exemplo, significa “vidente”, ou “senhora soberana”. A maior incidência de “Marias” está nos estados do Nordeste do Brasil e o município com a maior incidência desse nome é Morrinho, no Ceará. Nesse município, 22,30% das mulheres se chamam “Maria”.
Para ter acesso ao trabalho completo do IBGE, acesse o link Nomes no Brasil (https://censo2022.ibge.gov.br/nomes). Faça uma pesquisa e confira o que pode encontrar com o seu nome e o nome dos membros da sua família.
Sobrenomes populares
O estudo apontou ainda os sobrenomes mais comuns no Brasil. Também podem ser conferidos os nomes mais comuns em cada estado ou município brasileiro. Em termos de País, a família “Silva” é disparada a maior, com mais de 34 milhões de pessoas utilizando esse sobrenome. Em seguida, vem os “Santos”, com mais de 21 milhões de registros. Até a décima posição, respectivamente, estão os “Oliveira”, “Souza”, “Pereira”, “Ferreira”, “Lima”, “Alves”, “Rodrigues” e “Costa”.
Da mesma forma, também pode ser consultado o seu sobrenome de família para saber a posição e os detalhes de cada um. O link é o mesmo, necessitando a curiosidade para ir encontrando as informações.
Em Itaúna, são 5,8 mil “Marias” e 2,1 mil “Anas”. “Josés” vêm em terceiro
O ranking de nomes de Itaúna difere um pouco do que se encontra no Brasil. Aqui, temos mais “Marias” e, em seguida, “Anas”. “Josés” ocupam apenas a terceira posição no ranking geral. Depois, da quarta à décima sétima posição, somente nomes masculinos: “João”, “Antônio”, “Lucas”, “Geraldo”, “Pedro”, “Gabriel”, “Rafael”, “Marcos”, “Carlos”, “Paulo”, “Miguel”, “Gustavo”, “Luiz” e “Daniel”. Na décima oitava posição aparece outro nome feminino: “Júlia”, que tem 463 registros em Itaúna.
A mesma regra pode ser observada em relação aos sobrenomes. “Silva” é a regra geral, ocupando a primeira posição. Mas na segunda posição Itaúna já modifica um pouco. Aqui são os “Oliveira” os segundos colocados. Em seguida, “Santos”, invertendo a posição com o resto do Brasil. Na sequência, “Souza”, “Ferreira”, “Alves”, “Pereira”, “Rodrigues”, “Nogueira” e “Moreira”. Os “Gonçalves”, nome muito falado na cidade, ocupa a décima primeira posição em relação aos sobrenomes.
Acesse o estudo e saiba detalhes sobre o seu nome e sobrenome (https://censo2022.ibge.gov.br/nomes).





