Morre Eduardo Barbosa, ex-deputado federal

Político paraminense ficou conhecido pelo relacionamento próximo com as APAEs. Élvio Marques, ex-secretário de Ação Social, lamenta morte e fala de realizações de Barbosa em Itaúna

Morre Eduardo Barbosa, ex-deputado federal


O paraminense, médico e ex-deputado federal, por quatro mandatos, Eduardo Barbosa, morreu na madrugada da quarta-feira, 23 de agosto, a apenas 2 dias de completar 65 anos, que completaria, ontem, dia 25 de agosto. Ele foi deputado federal no período de 1995 a 2023. O ex-deputado sempre teve boas votações em Itaúna, onde mantinha contato com a APAE, para onde destinou recursos em seus mandatos, além de outros benefícios que destinou ao município.  

Um de seus últimos atos enquanto deputado foi a lei (PL 9236/17) que implantou a renda básica emergencial de R$ 660 para os trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa, no decorrer da pandemia. Eduardo Barbosa teria sucumbido por problemas cardíacos. Ele estava internado para tratar de uma embolia pulmonar há vários dias, conforme informações publicadas pela imprensa nacional.

Élvio Marques fala à FOLHA

O ex-secretário de Desenvolvimento Social de Itaúna e médico Élvio Marques da Silva, enviou mensagem à FOLHA para externar sua tristeza com a morte do ex-deputado, solicitando que fosse registrado o ato. Segundo Élvio, no período em que dirigiu a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaúna, e ao longo de sua atuação política, foram várias as oportunidades em que contou com o apoio do ex-deputado Eduardo Barbosa às reivindicações dos itaunenses. Lembrou que o ex-deputado foi presidente nacional das APAEs.

Citou ações de Barbosa em benefício do Hospital de Itaúna, para a APAE/Santa Mônica e destacou os recursos enviados pelo ex-deputado para a construção da sede do CREAS, no Bairro de Lourdes, fundamental para que aquela obra fosse concluída. Élvio Marques fez questão de registrar a tristeza pela perda do político que realizou, conforme suas palavras, “um excelente trabalho pelos brasileiros”.