Matrículas para a 4ª edição já estão abertas

Matrículas para a 4ª edição já estão abertas
Foto: Marco Evangelista - Imprensa MG


As inscrições para a 4ª edição do projeto Trilhas de Futuro, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), já estão abertas. 

Interessados em ingressar em cursos de formação técnica profissional têm até o dia 23 de novembro, por meio do site do Trilhas de Futuro, disponível em https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/index.html.

Foram disponibilizadas 50 mil vagas de capacitação gratuita em todo o estado. São diversos cursos disponíveis, como metalurgia, enfermagem, administração, modelagem de vestuário, farmácia, radiologia, saúde bucal, segurança do trabalho, entre muitos outros.

Para os estudantes que ainda estão no ensino médio, é necessário estar cursando o segundo ano a partir do início de 2024. Além disso, os alunos que estão matriculados ou já estiveram matriculados na 2ª e 3ª edição do Trilhas de Futuro ou já concluíram algum curso no projeto não poderão se inscrever.

Vagas disponíveis

Em Itaúna, estão sendo ofertadas vagas para o curso de Metalurgia, nos turnos da manhã e da tarde; de Soldagem, no turno matutino; de Planejamento e controle da produção, no horário da tarde; Segurança do trabalho, no período da manhã e tarde; Eletroeletrônica, no período da manhã; Mecânica, também nos turnos da manhã e tarde. 

Estão sendo disponibilizadas 40 vagas em cada curso, que acontecerão no Senai Cetef Marcelino Corradi.

Ajuda mensal

Com o objetivo de facilitar ainda mais a formação, o Governo de Minas, por meio da SEE, vai disponibilizar aos alunos uma ajuda de custo de R$ 20 por dia, conforme frequência registrada e apurada pela instituição. Somando cinco dias da semana, que são os dias que geralmente acontecem as aulas, esse benefício totaliza R$ 400 por mês.

Esse apoio tem a finalidade principal de custear o transporte e a alimentação do aluno. Além disso, todo material didático necessário é disponibilizado gratuitamente.

Mercado de trabalho

Ao concluir a formação, os participantes serão auxiliados para ingressar no mercado de trabalho. Conforme divulgado pelo edital, o auxílio será por meio do Programa Um Milhão de Oportunidade de Futuro, do Unicef, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

“O Trilhas de Futuro é uma oportunidade muito importante para os jovens e adultos que desejam ingressar em uma formação técnica profissional. Os cursos estão em consonância com as novas tecnologias e demandas do mercado de trabalho atual, com cursos variados e bem estruturados. Além disso, ao término da formação, oportunizamos, por meio da parceria entre o Trilhas de Futuro e o Unicef, que esses alunos já saiam empregados. É uma chance única para todos aqueles que sonham com um bom futuro”, avalia a coordenadora da Educação Profissional da SEE/MG, Amanda Barboza.