GASODUTO - Gasmig apresenta cronograma

Reunião na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, contou com lideranças empresariais

GASODUTO - Gasmig apresenta cronograma
Foto: Divulgação/FIEMG


Em reunião realizada na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, com a presença de representantes da Gasmig, do Governo do Estado e do Invest Minas, foi apresentado o projeto de implantação do gasoduto da empresa estatal que chegará a Divinópolis, após passar por vários municípios da região, incluindo Itaúna. No encontro, conforme a assessoria da FIEMG, “o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, condutor do encontro, destacou a importância da chegada do gasoduto para o desenvolvimento sustentável da região Centro-Oeste”. O líder empresarial afirmou na ocasião que, “para a indústria, o gás é fundamental. O Centro-Oeste tem uma indústria bastante diversificada e o gás vai atrair muito mais empresas”.

Também o secretário de Estado de Desenvolvimento, Fernando Passalio, falou sobre a obra, destacando que “esse é um projeto para atender o setor empresarial e, por isso, não pode ser algo moroso. Nossa perspectiva é de lançar o edital nos próximos dias. É uma iniciativa com data para iniciar e terminar e, no segundo de 2024, as indústrias vão poder utilizar o gás”, disse. O diretor-presidente do Invest Minas, João Paulo Braga, também comentou sobre o benefício na reunião, afirmando que “é importante que o setor produtivo aproveite as oportunidades a partir da chegada do gás natural à região, avaliando os investimentos”.

Estrutura e prazos

A obra alcançará cerca de 300 km de rede e investimentos de até R$ 780 milhões e atenderá os municípios de Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis. Conforme o cronograma apresentado, o início das obras da chamada “Linha Tronco”, que vai atender o Centro-Oeste, deverá começar em julho deste ano, com a finalização prevista par agosto de 2025. Em Divinópolis e Itaúna, a previsão de é que as intervenções aconteçam de março de 2024 a agosto do ano seguinte. Participaram do encontro representantes de entidades do Centro-Oeste e diversos líderes empresariais da região. (Com informações da Comunicação FIEMG – Gracielle Castro e Rafael Passos)