FALSIDADE IDEOLÓGICA - Falso biomédico fazia procedimentos estéticos

Reportagem da FOLHA teve informações de que uma paciente teve sérios problemas com a aplicação de Botox

FALSIDADE IDEOLÓGICA - Falso biomédico fazia  procedimentos estéticos
Foto: Divulgação/PCMG


Um homem, de 24 anos, estava se passando por biomédico e realizando procedimentos estéticos em clientes itaunenses há algum tempo. Ele tinha, inclusive, uma clínica funcionando na cidade, sem os alvarás sanitário e de funcionamento. No último dia 27, em operação realizada pela Polícia Civil, sob o comando do delegado Leonardo Moreira Pio, ele foi desmascarado, pois o diploma de Biomedicina e o histórico escolar apresentados eram falsos, conforme informou o delegado.

A operação policial foi realizada no dia 27 de janeiro, após a polícia receber denúncia da prática irregular. Equipe da PC presenciou uma vítima saindo da clínica do falso médico, após receber a aplicação de toxina botulínica (Botox), e a partir daí foi feita a abordagem ao suposto médico. “Questionado, o suspeito se identificou como biomédico e apresentou um certificado e um histórico de formação em Biomedicina. Contudo constatamos junto à instituição de ensino que os documentos eram falsos”, disse o delegado Leonardo Pio. Em seguida foram acionados os agentes da Vigilância Sanitária do Município, que encontraram e identificaram os produtos utilizados para os procedimentos estéticos que o falso profissional vinha realizando e foi feita a constatação da falta de alvarás sanitário e de funcionamento do estabelecimento. 

Com as informações coletadas, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado pelos crimes de exercício ilegal da profissão, estelionato e falsificação de documento, com a concessão de fiança, conforme informou a assessoria da PCMG. Foram apreendidos na operação, documentos, produtos estéticos, seringas, um aparelho de telefone celular, um notebook e apreendidos um veículo e o diploma e histórico escolar falsos, apresentados pelo suspeito.

Denúncias

As pessoas que foram atendidas pelo falso biomédico serão ouvidas. A Polícia Civil também aguarda que possíveis pacientes do falso profissional procurem a Delegacia de Polícia para apresentar queixa. A reportagem da FOLHA tem informações de que pelo menos uma vítima, que fez aplicação estética nas nádegas, apresentou quadro de grave erro médico no procedimento.