Comunidade parabeniza Padre Geovane Van De Laar

São 86 anos de idade e 60 de ordenação sacerdotal comemorados com missas, coquetel e show. É o reconhecimento do trabalho social

Comunidade parabeniza Padre Geovane Van De Laar
Foto: Divulgação

No dia primeiro de novembro de 1965, desembarcava no Brasil, proveniente da Europa, especificamente da Holanda o Jovem Padre Giovanni Van De Laar, que veio para Itaúna atuar como padre. Um ano depois, em 1966, ele já começava sua caminhada no país, especificamente em Itaúna, quando começou a lecionar francês no Colégio Santana, atividade que manteve até 1974. 

Em 8 de janeiro de 1974, já familiarizado com a cidade e a comunidade itaunense, ele assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, que havia sido criada no dia 8 de agosto de 1971, porém antes, foi vigário em Itatiaiuçu entre os anos de 1972 e 1974. Neste mesmo ano, formou-se em Letras pela Universidade de Itaúna, ano em que também foi iniciada a construção da Igreja de Nazaré, no bairro do mesmo nome, pelo qual ele lutou incansavelmente para que perdesse a denominação de “Vila dos Cabritos”, alterando-o para Bairro Nazaré ou Vila Nazaré, como é chamado até hoje.

Em 1980, aceitou a Igreja do Bairro São Geraldo como comunidade da Paróquia do Bairro Piedade. No ano seguinte, criou o grupo Enfermeiros do Lar, em resposta ao tema da Campanha da Fraternidade daquele ano. Em 1982, deu início à construção da Igreja de Santo Agostinho e Santa Mônica, no Bairro Morada Nova, criando também o NAF – Núcleo de Alfabetização de Adultos, devido também ao tema da Campanha da Fraternidade.

Em 1983, iniciou a construção da Igreja de São Benedito, no Bairro Novo Horizonte, iniciou a construção da Creche Casa Bethânia e deu prosseguimento ao Salão das Obras Sociais da Paróquia Nossa Senhora Piedade. A Creche foi inaugurada em 1987. Em 1989, deu início à construção do Retiro Santa Helena e foi também o responsável pela criação do jornalzinho “Passe Pra Frente” e da videolocadora que atuava no empréstimo de fitas de vídeo em VHS, para a comunidade. Outra obra do Padre Giovanni, em resposta à Campanha da Fraternidade, foi a Biblioteca da Paróquia da Piedade. 

Foram ainda iniciativas do padre, a criação do Lactário, para distribuir leite e acompanhar o crescimento das crianças atendidas na comunidade; a escola infantil Dó-Ré-Mi, além de ter feito o lançamento da pedra fundamental da Igreja Sagrada Família, em 1999. 

Em 2000, por orientação médica, afastou-se da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. E agora, aos 86 anos, a comunidade presta homenagens esta vida de fé, do Padre Giovanni Van De Laar. Na sexta-feira, dia 18 de outubro, foi celebrada missa na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, no bairro de mesmo nome, para comemorar os 60 anos de vida sacerdotal do incansável Padre Giovanni. No dia primeiro de novembro, sexta-feira próxima, às 19h, novamente será celebrada missa na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, que fica na Rua Maestro Azarias, 54, Bairro Piedade, desta feita para comemorar os seus 86 anos. 

No dia 8 de novembro, sexta-feira, a partir das 20 horas, no Bufê da Isaura, na Rua Alzira Gonçalves, 480, Vila Nazaré, está programado um show musical com Alisson Viana e Andréia e um coquetel em homenagem ao Cidadão Itaunense, Geovanni Van De Laar. O coquetel será com venda das bebidas aos participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 37-3242-2436.