COMPETITIVIDADE DOS MUNICÍPIOS - Itaúna cai 101 posições no acesso à saúde
Em 2024, o município teve a pior performance na área em que o prefeito anterior tinha formação

O Centro de Liderança Pública - CLP divulgou o Ranking da Competitividade dos Municípios 2025 no final de agosto, com os números apurados em 2024. E a notícia não é boa para Itaúna, que caiu 12 posições no geral, mas teve uma queda bastante acentuada no item “Acesso à Saúde” e em “Qualidade da Saúde”. Se no segundo item a queda foi de 41 posições, em relação ao “acesso”, o verdadeiro “tombo” do município foi de 101 posições. O quadro fica ainda mais grave ao se comentar que o ex-prefeito era médico e venceu eleições com foco nessa questão.
Os dados mostram que, na região Centro-Oeste, Divinópolis está à frente no ranking, ocupando a 146ª posição geral, e Itaúna vem logo em seguida, com a 167ª posição. Pará de Minas é a 190ª colocada; e Nova Serrana vem bem atrás, ocupando a posição de número 266. Porém, quando os números são analisados por setor, nota-se que as quedas de Itaúna na área da saúde apontam que o município está muito aquém das outras três cidades nesse ranking.
Saúde piorou muito
Dentre os vários itens analisados, a reportagem separou as questões relativas à saúde, que são as mais cobradas pela população, e fez a comparação com os outros três maiores municípios da região. No item “Acesso à Saúde”, Itaúna caiu 101 posições e ocupa no ranking atual a 173ª posição. Divinópolis, por sua vez, subiu quarenta posições e é a oitava no ranking atual. Pará de Minas também subiu posições, 7 neste item, e ocupa agora a 12ª posição. É de se destacar que as duas cidades (Divinópolis e Pará de Minas) estão entre as 15 melhores do ranking, de um total de 418 municípios avaliados. Nova Serrana, que caiu 103 posições, ainda está à frente de Itaúna, ocupando a 134ª posição (39 posições acima).
Esses dados mostram que o acesso à saúde para os itaunenses, em 2024, quando foram apurados os dados para a elaboração do ranking atual, era sofrível, especialmente se comparado às maiores cidades do Centro-Oeste Mineiro.
Já no item “Qualidade da Saúde” oferecida aos itaunenses, a classificação de Itaúna é considerada ridícula, até mesmo comparando com as demais cidades, que não estão tão bem como no item anterior. Dentre 418 municípios avaliados, Itaúna ficou na 384ª posição, após cair 42 posições. Nova Serrana conquistou 75 posições e ocupa a honrosa 87ª posição no ranking.
Divinópolis, neste item, sofreu uma queda brusca, de 179 posições, mas, mesmo assim, ficou mais de 150 posições à frente de Itaúna, ocupando a 201ª colocação. E Pará de Minas, que caiu 108 posições, está agora na posição de número 153.
Seguramente, a saúde foi o item que demonstrou a pior performance da administração pública itaunense nos últimos anos. Mas outros itens avaliados demonstram que a administração pública de Itaúna não esteve bem, visto que apenas em “Qualidade da Educação” o município figura entre os 50 primeiros ranqueados.
Os números de Itaúna, por categoria
Para ficar na posição de número 167, de um total de 418 municípios ranqueados pelo Ranking de Competitividade dos Municípios, Itaúna conquistou os seguintes números, item por item: Sustentabilidade fiscal, 172ª posição, queda de 39; Funcionamento da máquina pública, 123ª colocação, queda de 39 posições; Acesso à saúde, 173ª posição, queda de 101 posições; Qualidade da saúde, 384ª posição, após queda de 42 posições; Acesso à educação, posição 250, queda de 3 posições; Qualidade da educação, 18ª posição, com ganho de 6 posições; Segurança, posição 278, com ganho de 24 posições; Saneamento, 112ª posição, ganho de 47 posições; Meio ambiente, posição 194, com ganho de 19 posições.
Em relação à Economia, Itaúna ocupa a 167ª posição, com ganho de 3 posições; Inserção econômica, 53ª posição, com ganho de 10 posições; Inovação e dinamismo econômico, posição de número 173, queda de 11 posições; Capital humano, 321ª, com queda de 68 posições. Neste item é interessante registrar que “o capital humano” de Itaúna ocupa posição muito baixa no ranking. E um item em que a cidade obteve expressivo ganho foi o de Telecomunicações, com ganho de 81 posições, colocando Itaúna na 105ª posição no ranking.
Os dados do ranking podem ser conferidos no seguinte link: https://rankingdecompetitividade.org.br/municipios/.