Chefão do tráfico internacional de pasta-base vivia em Itaúna sob disfarce de empresário

Chefão do tráfico internacional de pasta-base vivia em Itaúna sob disfarce de empresário
Reprodução Redes Sociais
Chefão do tráfico internacional de pasta-base vivia em Itaúna sob disfarce de empresário

O narcotraficante Sonny Clay Dutra, de 43 anos, considerado o principal fornecedor de pasta-base de cocaína em Minas Gerais e um dos criminosos mais procurados do Brasil, mantinha sua base de operações em Itaúna. Apesar de ter sido capturado em uma casa de prostituição em Divinópolis na última sexta-feira (9/1), as investigações da Polícia Civil revelaram que era em Itaúna que o "barão da droga" residia e se escondia.

O Disfarce e a Vida em Itaúna

Para circular pela região sem ser notado, Sonny utilizava uma estratégia de "camaleão", o criminoso passou por procedimentos para alterar sua aparência, dificultando a identificação pelos agentes de segurança.

Fachada de empresário, ele se apresentava-se como um investidor bem-sucedido em diversos setores e contava com alto poder financeiro para mudar constantemente de endereço, dificultando o cerco policial.

Conexões Internacionais e Lavagem de Dinheiro

Embora vivesse na tranquilidade do Centro-Oeste mineiro, a influência de Sonny cruzava fronteiras. Ele era o responsável pela logística de transporte de entorpecentes vindos da Bolívia e do Paraguai.

As investigações apontam que ele não lidava diretamente com a venda no varejo, mas comandava uma estrutura hierárquica superior, mantendo contato com grandes facções criminosas da América Latina. O esquema de lavagem de dinheiro envolvia empresas de fachada nos setores de alimentos e postos de combustíveis, com ramificações em cinco estados (SP, PR, MS, GO e MG) e no Distrito Federal.

Prisão e Histórico

Natural de Ouro Preto, Sonny estava foragido desde 2019, quando chegou a ser preso durante uma partida de futebol pela "Supercopa dos Inconfidentes". Após sua captura recente em Divinópolis — onde foi flagrado com uma arma de fogo —, ele foi encaminhado para o Ceresp Gameleira, em Belo Horizonte, neste sábado (10/1).