Alunos itaunenses fazem poesia com café

Evento cultural da E.E. Leonardo G. Nogueira uniu o café à poesia e outras formas de cultivar a arte

Alunos itaunenses fazem poesia com café
Foto: Divulgação/AILE




O Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril. Já a cultura tem o seu dia reservado à comemoração em 5 de novembro. Porém a Escola Estadual “Leonardo G. Nogueira”, situada no Bairro Jadir Marinho, em Itaúna, uniu estas duas datas em um evento muito bonito, ocorrido no dia 24 de maio. Nessa data a escola promoveu o 2º Café Literário, que contou com a presença de representantes da Academia Itaunense de Letras – AILE e com muitas ações culturais. 

Um destaque foi o poema do aluno Lucas Gabriel Resende Máximo, que cursa o 8° ano do Ensino Fundamental daquela escola, que, em um de seus versos, afirma: “Do expresso intenso ao cappuccino cremoso, /Cada variação uma nova experiência, /Um convite ao encontro, um momento precioso, /Café, símbolo de amor e de convivência.” A íntegra do poema, que neste verso descreve a importância de se cultuar a bebida e valorizar a convivência entre as pessoas, você pode conferir no blog da AILE: https://aile-itauna.blogspot.com/2024/05/o-cafe.html. 

Mais encontros e lançamento programado 

E a Academia, em parceria com a Secretaria de Educação de Itaúna, continua promovendo encontros literários com o público estudantil itaunense. No dia 29, o encontro foi com os alunos da Escola Municipal “Dr. Lincoln N. Machado”, que fica no Bairro de Lourdes. No encontro, autores e alunos trataram da literatura e de temas ligados à cultura itaunense. 

E mais um lançamento de acadêmicos itaunenses é programado. Desta feita, na Livraria Drummond, em São Paulo. O evento será no dia 29 de junho, na Avenida Paulista, 2.073, no Conjunto Nacional, SP. A obra a ser apresentada ao público daquele estado é “Tum Tum, o Balão”, do premiado escritor itaunense Magella Moreira.