Aliança pela segurança: Mototaxistas de Itaúna formam rede de proteção com a Polícia Militar

Aliança pela segurança: Mototaxistas de Itaúna formam rede de proteção com a Polícia Militar
Polícia Militar

Em um esforço para reforçar a segurança dos mototaxistas em Itaúna, a Polícia Militar está unindo forças com empresas e cooperativas locais para criar uma Rede de Mototaxistas Protegidos. A iniciativa, que teve seu pontapé inicial em uma reunião na última segunda-feira, 8 de setembro de 2025, na 9ª Companhia Independente da PM, visa fortalecer a segurança dos profissionais e ao mesmo tempo transformar a categoria em uma força auxiliar para a comunidade.

A ação surge em um momento oportuno, em sintonia com a Lei Estadual nº 25.203/2025, que visa a segurança dos motociclistas profissionais em Minas Gerais, e também em homenagem ao Dia Nacional do Mototaxista, comemorado no próximo dia 24 de setembro.

Proprietários e gerentes de empresas de mototáxi participaram do encontro, que serviu para discutir de forma mais democrática e colaborativa os desafios do setor, como os crimes contra a categoria. A rede, que está aberta a novos membros, busca não apenas proteger os trabalhadores, mas também aproveitar a presença dos mototaxistas em toda a cidade para ajudar em situações de emergência e defesa civil.

A Polícia Militar, por sua vez, se comprometeu a apoiar a categoria com diversas medidas, incluindo a organização e cadastro de condutores, treinamentos em direção defensiva, palestras sobre a legislação de trânsito e uma proteção mais ágil em casos de risco. A parceria promete trazer mais segurança tanto para os mototaxistas quanto para os usuários do serviço.